Dois municípios da Regional Juazeiro são finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor
Os projetos são voltados para o beneficiamento de alimentos na merenda escolar
Cristina Laura
Na categoria Novos Projetos, os municípios de Sobradinho e Casa Nova, no Norte da Bahia, se destacaram na disputa que vai definir o Prefeito Empreendedor e já estão na reta final em busca do reconhecimento de suas boas práticas. Os projetos ‘Sobradinho Sustentável’ e ‘Casa Nova do Mel’ envolvem a agricultura familiar e pretendem promover a geração de emprego e renda de dezenas de famílias da zona rural e urbana das cidades.
Durante dois dias, as consultoras de Políticas Públicas, Rita Lélis e Neide Fernandes, visitaram os dois municípios, fazendo avaliação dos projetos que foram recebidos. “Eles serão avaliados por terem ações de empreendedorismo que mostram o espírito empreendedor do gestor municipal”, explica Rita.
Em Sobradinho, o projeto é de introdução de peixes como a tilápia e o cari na merenda escolar. Essa é uma inovação que está ajudando o empreendedorismo local, a agricultura familiar e o associativismo. Com alto valor nutritivo comprovado, os peixes já estão presentes na merenda escolar, duas vezes na semana, com o filé de peixe. A criatividade na composição dos pratos fica por conta de cozinheiras de mão cheia, que criam hambúrgueres, almôndegas, linguiças, espetinhos e caldos, tudo feito da tilápia.
A prefeitura compra em média mil quilos de peixes e derivados mensalmente para a merenda escolar através dos programas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além dos peixes e derivados que são vendidos pela associação e pelos pescadores, a prefeitura compra ainda produtos que vem dos agricultores familiares, como frutas, verduras e tubérculos.
Atualmente já existe uma unidade produtiva onde são produzidos os produtos derivados da tilápia e onde as pessoas podem receber cursos de capacitação.
No município de Casa Nova os recursos para a construção da Casa Nova do Mel já estão empenhados, o projeto arquitetônico está aprovado e a escritura da terra garantida. Assim que a obra começar, a prefeitura irá capacitar o pessoal que vai trabalhar com o mel por meio de parcerias firmadas com o Sebrae, a Universidade Federal do Vale do São Francisco e o Instituto Federal do Sertão.
A Casa Nova do Mel que irá atender a 200 produtores será construída no Povoado de Recreio pela localização aproximada da cidade e terá sala de recepção que vai receber o mel de todas as comunidades, além dos espaços para centrifugação, envasamento, rotulagem, armazenamento e expedição. Futuramente terá ainda uma sala para cursos e capacitações. Nos meses de safra do mel, a Casa poderá produzir até 30 toneladas por dia com dois turnos de trabalho dos produtores.
Para o prefeito de Casa Nova, Wilson Freire Moreira, fazer parte do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é importante não só para o município como para as pessoas que trabalham e são beneficiadas na região. “Todos terão melhorias em suas vidas, empregos e rendas serão gerados a partir de um produto local de qualidade. A estrutura trará benefícios e mostrará um trabalho diferenciado que vem da agricultura familiar”.
Para a coordenadora do Sebrae em Juazeiro, Jussara Oliveira, o importante no caso dos municípios de Sobradinho e Casa Nova é que são projetos novos, “que vão fazer com que os prefeitos percebam a importância de construir e executar projetos numa gestão que beneficia a economia local e fortalece não só os pequenos negócios, mas todos os segmentos encadeados”.