Dom José Rodrigues deixa legado de fé e esperança em sua trajetória de vida

O Bispo Dom José Rodrigues

Grazzielli Brito – Ação Popular

O falecimento do Bispo dos Excluídos, como ficou conhecido mundialmente, causou comoção por parte de todos, em especial, no Vale do São Francisco. O sentimento é de profunda tristeza pela perda de um ser humano com uma trajetória de vida pautada na Fé, na Esperança e na sua Coragem. Dedicou sua vida em defesa dos mais pobres ao longo de décadas.

Dom José e o seu antecessor, Dom Tomás Murphy

Dom José Rodrigues nasceu no Estado do Rio de Janeiro, em 1926, e direcionou sua vida ao estudo da religião. Fez o Curso de Especialização em Catequese e Pastoral na Bélgica. Voltando ao Brasil, trabalhou nas Missões em São Paulo, Minas, Paraná e Amazonas. Em 1975 foi ordenado bispo e nomeado para a Diocese de Juazeiro.

Paulo César, amigo do Bispo que o ajudou a ser eleito vereador em Juazeiro, em 1982

Aqui em Juazeiro traçou uma trajetória de verdadeira luta em favor dos mais pobres. A construção da Hidroelétrica de Sobradinho desalojou 72 mil pessoas, que tiveram o apoio e a dedicação de Dom José. Esta foi a sua primeira grande luta pelos direitos dos pobres do sertão, na qual ele se envolveu, enfrentando inclusive a ferocidade da ditadura militar.

Procissão de Nossa Senhora das Grotas

Todo esse empenho pela justiça e pelos mais carentes despertou a ira dos grandes proprietários de terra e dos maus políticos, fazendo com que D. José fosse freqüentemente acusado de ter uma atuação mais política que religiosa.

D. José foi ativista em defesa dos desalojados pela Hidroelétrica de Sobradinho

Sua contribuição à Diocese de Juazeiro é inestimável. Promoveu várias Pastorais Sociais, criou o Setor Diocesano da Comunicação Audiovisual, foi o criador do projeto Cisternas Caseiras que armazena água da chuva, entre outras.

Homem corajoso que foi, prestou depoimento em numerosas CPIs, como a que investigou a grilagem na Bahia em 1977; na Comissão da Bacia do São Francisco em 1978, quando falou nos problemas causados pela construção da Barragem de Sobradinho – e na do Terror em 1981, entre outras. Participou de numerosos debates sobre a seca e a fome no Nordeste.

Em 1992 publicou-se sua biografia em alemão, já traduzida e publicada sob o título “O Bispo dos Excluídos: Dom José Rodrigues.”

Última entrevista de D. José Rodrigues ao Ação Popular

O Ação Popular reproduz na íntegra a última entrevista concedida pelo Bispo Emérito de Juazeiro, D. José Rodrigues, ao Jornal, em 2006, em que fez questão de copiar as perguntas e responder a próprio punho. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *