Duas pessoas são detidas por desvio de água da Adutora Tabocas
Segundo a Compesa, foram identificadas 35 ligações clandestinas num trecho de cinco quilômetros do aqueduto
Duas pessoas foram presas em flagrante por furto de água durante nova ação de fiscalização na Adutora Tabocas, que transporta água do Sistema do Prata para abastecer o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado. Apreensões ocorreram nesta quarta-feira (23), de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Segundo a Compesa, foram identificadas 35 ligações clandestinas num trecho de cinco quilômetros do aqueduto, localizado no Sítio Tabocas, distrito de Brejo da Madre de Deus. Uma operação de fiscalização, que conta com o apoio do Ministério Público do Estado e da Polícia Militar, teve início no último dia 17 de novembro.
A operação efetivou a primeira prisão numa propriedade que estava furtando água da adutora para irrigação de uma plantação de coco. A segunda pessoa presa em flagrante fez ligação clandestina para suas propriedades particulares.
A Compesa constatou que houve uma queda de 10% da vazão de água na chegada da adutora à Estação de Tratamento Poço Fundo, em Santa Cruz. As ligações clandestinas estavam retirando uma quantidade de água que correspondia a 10 litros por segundo da vazão da adutora – que tem capacidade de transportar 110 l/s – prejudicando uma população de cerca de 80 mil pessoas, conforme a empresa.
No começo do mês de novembro, uma operação conjunta da Compesa, MP e Polícia Militar de combate ao furto de água fiscalizou outros 15 quilômetros da Adutora Tabocas, após verificar a redução em 30% da vazão no sistema que abastece Santa Cruz do Capibaribe.

























