Durante entrevista ao BN, ACM Neto afirma que vai tentar ‘unir oposição no mesmo palanque’ em Juazeiro, mas como se as brigas já começaram 

ACM Neto diz que vai tentar 'juntar todo mundo no palanque' em Juazeiro

Foto: Enaldo Pinto / Ag Haack / Bahia Notícias

Durante entrevista ao Bahia Notícias, o presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto,  afirmou que pretende se envolver mais nas formações de chapa no interior do Estado para as eleições municipais. E no caso de Juazeiro, as conversas já tiveram início.

Ele disse que vai tentar unir os partidos de oposição em torno de um único nome para fazer frente a Paulo Bomfim, que deve tentar a reeleição.

“Tenho conversado com Jorge Khoury [superintendente do Sebrae da Bahia e ex-deputado federal], que é um pessoa que eu me aconselho bastante. Tenho conversado com Joseph [Bandeira, ex-prefeito de Juazeiro] e também falei com o deputado Adolfo Viana para que trouxesse Suzana Ramos para uma conversa e que envolva o PSDB. E tem o nome sendo ventilado, que é de fora da política, que é o Coronel Anselmo Bispo [atual comandante do Batalhão de Juazeiro]. Ele é um quadro que pode ter um papel relevante na construção das eleições deste ano. O meu papel é tentar juntar todo mundo em um mesmo palanque, a fim de termos uma única candidatura. Eu acho que, se assim for, a gente tem plenas condições de ganhar a eleição, mesmo disputando contra o prefeito, que pode tentar reeleição”, explicou.  “Estou otimista com relação a Juazeiro, mas as conversas estão apenas começando”, finalizou.

Unir oposição em Juazeiro não será fácil

Por outro lado, a reportagem do AP vem acompanhando de perto a política local. A união da oposição pode derrotar o grupo político comandado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho (PT), mas não tão fácil assim como se pensa. Outro fato, que ninguém quer abrir mão da cabeça de chapa para ser vice, ou para ser candidato a deputado com o apoio do grupo, ou então assumir secretaria com seu grupo. O jogo é bruto, no meio de tantas estrelas. Um coisa que muitas pessoas pensavam difícil acontecer uma dobradinha entre Joseph e Suzana. Quem está calado vendo as coisas acontecerem é o vereador e pré-candidato a prefeito, Allan Jones (PTC), uma das cartas que pode ser usada no jogo de disputa de Joseph Bandeira e Suzana Ramos.

Ainda assim, o irmão de Jorge Khoury, John Khoury já lançou seu nome como pré-candidato a prefeito pelo DEM. A oposição tem mais de dez nomes como pré-candidatos a prefeitos, unir todas essas pessoas em um só palanque será impossível. E para complicar mais ainda, tem eleitores do Coronel que não votam em Joseph. “Se o Coronel não for candidato, voto em Paulo Bomfim”, afirmou uma das lideranças no último sábado (22) na Vila Bossa Nova [Orla 2], ao AP, ligada ao Coronel. É significante a quantidade de pessoas que votaram no ex-prefeito Misael Aguilar que não vota hoje em Joseph. Assim acontece com os que se dizem não votar mais em Isaac, votando no Coronel e Paulo Bomfim.

Joseph sempre teve o seu eleitor fiel, na eleição de 2016 perdeu por pouco mais de 2.400 votos. A sua preocupação agora não é pela diferença de comportamento, mas em atrair o eleitor da periferia, centro da cidade e interior.

Nos bastidores, e sem alarde, o prefeito Paulo Bomfim está conseguindo atrair lideranças, isso mostra que o jogo apenas começou a ser jogado.

Para complicar mais ainda as coisas, tem partido da base de Rui Costa (PT) querendo filiar o Coronel Anselmo Bispo a exemplo do PP do vice-governador João Leão. Até o PCdoB abriu as portas.

A preocupação de Joseph e Suzana é crescer nas pesquisas, superar todas as barreiras para que possam chegar a um percentual superior aos seus concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *