É sofisma dizer que o candidato do PSB está indefinido

* Inaldo Sampaio

Por questão de “tática política”, e tão somente por causa disto, setores do PSB estão dizendo que o candidato do partido à presidência da República só será definido em 2014. Conversa para boi dormir. O candidato será o governador Eduardo Campos e só não ver isto quem é míope. Ele começou a preparar essa candidatura deste que sentou na cadeira de governador, em janeiro de 2013, sendo improvável que vá abrir mão desse projeto em favor de Marina Silva.

psb-logo

A ex-senadora e ex-ministra do meio ambiente tem uma história de vida admirável. Nascida num seringal dos cafundós do Acre, alfabetizou-se aos 16 anos de idade, ajudou a fundar o PT em seu Estado junto com o ambientalista Chico Mendes, tornando-se porta-voz da defesa da Amazônia não apenas no Brasil mas no resto do mundo. No entanto, ela não está politicamente preparada para ser presidente da República porque o Brasil não é apenas a floresta amazônica.

Evidente que a filiação dela ao PSB foi importantíssima para Eduardo Campos. Ela dará charme à campanha e contribuirá para atrair para o palanque aquela parcela de brasileiros que saiu às ruas no último mês de junho. Mas, tomar o lugar dele na chapa majoritária, é improvável.
Marina provará hoje na casa de Eduardo do mesmo tempero que já provaram Lula, Dilma e Aécio

O mais desconhecido

A pesquisa do Datafolha divulgada anteontem constatou que Eduardo Campos é o mais desconhecido dos pré-candidatos a presidente da República. Só 57% dos eleitores dizem já ter ouvido falar no nome dele, ante 43% que o desconhecem totalmente. Dilma é conhecida por 99% dos brasileiros, José Serra por 98¨%, Marina Silva por 88% e Aécio Neves por 78%. Em junho, cerca de 60% dos brasileiros nunca tinham ouvido falar no nome do governador de PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *