Educação em foco: Professores de Sento Sé participam de atividades do curso Escola da Terra  

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reforça seu compromisso com a qualificação docente ao investir na formação de educadores da rede municipal por meio do programa Escola da Terra. Nesta semana, os 10 professores do município retomaram as atividades do curso de aperfeiçoamento, realizado em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Espaço Plural, em Juazeiro.

O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), é uma ação do Pronacampo voltada à valorização da educação no campo e das comunidades quilombolas. Em sua primeira edição na Univasf, a iniciativa capacita 120 educadores de municípios baianos, incluindo Sento Sé, Casa Nova, Curaçá, Saúde, Sobradinho e Uauá.

A professora Evânia Palha, uma das participantes do curso, destacou a importância do aperfeiçoamento para o trabalho com os estudantes do campo. “Estou motivada pelo desejo de aprimorar minhas habilidades pedagógicas e compreender melhor as práticas educativas voltadas para a educação ambiental e a sustentabilidade. Esse programa me proporciona a cada aula uma visão mais ampla sobre a importância de integrar conceitos de ecologia e cidadania no currículo escolar, além de fortalecer minha capacidade de trabalhar em equipe com outros educadores. Essa formação é um divisor de águas na nossa prática pedagógica. Ela nos prepara para atender de forma mais significativa às especificidades das comunidades rurais e quilombolas, respeitando suas culturas e promovendo uma educação inclusiva e transformadora”, afirmou.

Com duração de sete meses para o curso de aperfeiçoamento e 15 meses para a especialização, o programa tem como objetivo garantir o acesso, a permanência e a qualidade do ensino para estudantes de áreas rurais, além de fortalecer o vínculo entre escola e comunidade.

O secretário municipal de educação, Jeorge Ribeiro, reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos professores. “Investir na formação continuada dos nossos educadores é essencial para garantir que os estudantes do campo tenham acesso a uma educação de qualidade. O Escola da Terra é mais uma iniciativa que reafirma nosso compromisso com uma educação inclusiva, que respeite as particularidades culturais e sociais das comunidades atendidas”, pontuou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *