Eleições 2024: Apenas 7 dos mais de 5 mil municípios brasileiros elegem prefeitos indígenas

Por Redação

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Um total de sete prefeitos indígenas foram eleitos nos 5.570 municípios do Brasil em 2024. O número também reflete as ausências de candidatos que pleiteiam o Executivo, foram apenas 46 candidatos declarados indígenas registrados no TSE. Entre os eleitos, nenhum é do estado da Bahia.

 

A maior parte das candidaturas e vitoriosos se concentram na Região Norte. Se elegeram Egmar Curubinha (PT), da etnia tariana, em São Gabriel da Cachoeira (AM); Dr. Raposo (PP), da etnia makuxí, em Normandia (RR); e Tuaua Benísio (Rede), também da etnia makuxí, em Uiramutã (RR).

 

Segundo a Agência Brasil, as cidades mineiras de São João das Missões e Manga também elegeram prefeitos indígenas, ambos da etnia xacriabá. Na primeira, Jair Xakriabá (Republicanos) foi eleito, enquanto na segunda a vitória foi de Anastácio Guedes (PT). No Nordeste, apenas a candidata Ninha (PSD), da etnia potiguar foi eleita prefeita indígena, em Marcação, na Paraíba. Em Pernambuco, o Cacique Marcos (Republicanos), da etnia xucuru, venceu nas urnas de Pesqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *