Eleições 2024: Vereador mais longevo do Brasil pode chegar a 52 anos em cargo ao final do 12º mandato
Por Redação
O vereador de Palhoça (Santa Catarina), Nirdo Artur Luz, conhecido como Pitanta (PL), de 70 anos, foi reeleito pela 12ª vez neste domingo (6). Ao fim do mandato, o legislador poderá chegar a 52 anos de atuação como vereador.
Nirdo, que foi o segundo vereador mais votado do município, com 2.252 votos, foi eleito pela primeira vez em 1976, aos 22 anos, quando era filiado ao ARENA. Em 2013, o vereador chegou a atuar como prefeito da cidade por seis meses, enquanto era presidente da Câmara de Vereadores. Em 2014, candidatou-se a deputado estadual, mas não venceu.
A soma de mandatos chegará a 52 anos, pois os seus dois primeiros mandatos foram mais longos que o normal, durando seis anos e não os comuns quatro. Em 1976 foi eleito pela primeira vez e em 1982 foi reeleito para mais seis anos. Apenas a partir de 1988, que passou a ser eleito quadrienalmente.
Pitanta ainda afirma que não pretende se aposentar tão cedo. Ao G1, o vereador afirmou que fez, há poucos anos, uma cirurgia no coração, e que o médico teria lhe dito que ainda tinha, pelo menos, 20 anos pela frente. Frente a isso, o político afirmou: “Até os 90 anos vão ter que me aguentar”.
Além da função como vereador, Nirdo é funcionário público aposentado pelo Departamento de Transportes e Terminais (DETER), onde atuou por 37 anos e meio.