Eleições diretas para gestores das escolas estaduais 2015: mais uma conquista da categoria

A APLB-Sindicato vem acompanhando o processo eleitoral para direção estadual, a favor do processo democrático e participativo. O dia 05 de dezembro de 2015 foi a data estabelecida pela Comissão Seletiva Escolar e a Comissão de Acompanhamento Regional (Orientação Normativa Nº. 001/2015), relativas ao Processo Seletivo Interno para dirigentes das unidades escolares estaduais, que definiram quando seriam encerradas as inscrições de chapas para diretores das Escolas Estaduais e só tinham 250 chapas inscritas. Diante da investida da APLB-Sindicato no processo para a execução do pleito eleitoral, em menos de três dias já tínhamos – em 07 de dezembro -, um número significativo de 922 chapas inscritas às 1252 vagas para o pleito.

Greve-professores (1)

Assim, a APLB-Sindicato fortalece a luta por um dos princípios fundamentais para elevação da qualidade da educação que é a Gestão Democrática e contribui para a promoção do processo democrático de participação coletiva no seio da escola. Avançaremos para o desenvolvimento, pois a escola é o espaço de interação e de mudanças na perspectiva de cada vez mais valorizar o professor e os seus profissionais da educação na condução do processo da educação, seja ele no estado ou nos municípios.

Depois da audiência com o governador, na tarde de 05/12, em razão dos problemas já divulgados, relativos às novas deliberações do governo do estado, conseguimos também ampliar e propomos a prorrogação das eleições estaduais para diretores para até o dia 06/12 às 18h em todo o estado e acrescido de mais um dia, até o dia 07/12 (Art. 3º da Orientação Normativa), para a cidade de Salvador. Ainda conseguimos nessa audiência que diretores e ou candidatos que tem vínculos com concursos em prefeituras possam assumir o cargo.

Portanto é preciso a participação efetiva de todos (as) os professores em todo o processo eleitoral. É importante contemplar um maior número de inscrições de chapas. Em Salvador, as inscrições se encerraram às 18h do dia 07/12. Outro encaminhamento importante é que algumas cidades que tem feriado municipal no dia 10/12 (data da eleição), não fará a eleição e está acontecerá em outra data. Abaixo, segue o total de chapas inscritas em todo o Estado da Bahia e registradas até o encerramento da reunião da Comissão Eleitoral no dia 07/12, às 11h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *