Em 2024 Bahia registra mais de 17 mil casos de Covid-19

Por Bruna Rocha

Foto: Divulgação

O boletim epidemiológico da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), divulgado na última semana de julho, compartilhou que o estado baiano registra novos casos de Covid-19, estando com 17 mil registros da doença este ano. Apesar dos números a escala não representa uma nova crise sanitária.

Em comparação aos últimos 4 anos, os 17.724 mil casos de 2024 estão em queda. Em 2023, foram registrados 54.157 mil registros de coronavírus, com 461 óbitos.

Por meio do boletim é possível visualizar o perfil dos enfermos. As mulheres são as mais contaminadas, representando 65,3% dos casos. A faixa etária predominante é de 40 a 49 anos, sendo 20,2% dos casos. Quando se refere a raça, 39,4% se identificam como pardas. Com isso, compreende-se que as mulheres negras de meia idade são as mais acometidas pelo coronavírus.

Apesar dos altos níveis de contaminação, o público que mais falece devido a Covid-19 é o masculino. A distribuição de óbitos também é alta com pessoas que apresentam comorbidade, sendo elas 75,26% dos casos.

Nos municípios baianos, Salvador é a que mais registrou casos de óbitos por covid-19, com 29 mortos, em segundo lugar Vitória da Conquista com 8, Feira de Santana registrou 6 e Eunápolis 4.

VACINE JÁ, VACINE AGORA

Em todo estado baiano, os níveis de comprometimento populacional com a vacinação apresenta queda.  Segundo os dados da Cobertura Vacinal Monovalente, atualizados nesta terça-feira (6) com informações RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde), 86,9% dos baianos tomaram a segunda dose da vacina, 57,5%  a terceira e apenas 18,7%  a quarta dose vacinal.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Salvador) segue com a oferta da vacinação contra a covid-19, bem como a testagem.

A vacina bivalente está disponível para a população geral de 12 anos ou mais, incluindo pessoas com deficiência permanente; imunocomprometidos ou com comorbidades desta mesma faixa etária. Para ter acesso, basta levar a caderneta de vacinação, ser residente da Bahia e ter tido acesso a duas doses da monovalente com um intervalo de 4 meses.

As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, também estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Dentro deste público, quem já recebeu as três doses deverá respeitar o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose para receber a bivalente.

Para trabalhadores da saúde e puérperas é necessário apresentar documentos. As puérperas devem apresentar: certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto. Os servidores da saúde devem  apresentar documentos que comprovem a vinculação ativa com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

Em caso de gestantes, segundo o informe técnico, não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.

Para o público geral, a aplicação da 1ª e 2ª dose estão liberadas para pessoas com 18 anos ou mais para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital. A 3ª dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas de 12 anos ou mais, cadastradas no site da SMS pelo médico assistente.

A vacinação infantil também está em oferta, a 1ª e 2ª dose para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades. O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também está disponível para quem for residente de Salvador. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação e cartão SUS de Salvador.

Acesse o esquema de vacinação completo aqui

Do BN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *