Em audiência pública, Odacy volta a criticar modelo de PPP da irrigação e cobra ações efetivas da Codevasf em benefício das famílias da região do Pontal

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, esteve na audiência pública sobre o Projeto Pontal Norte, realizado no Centro Cultural Dom Bosco, em Petrolina/PE, nesta sexta-feira, dia 8 de novembro. O deputado mais uma vez criticou o modelo de parceria público privada – PPP – para o Pontal e reivindicou a renegociação da indenização, corrigindo os valores pagos aos donos das terras na década de 90 onde hoje está implantado o Pontal Norte.

Os produtores venderam as áreas a um preço bem abaixo do mercado com a promessa de ganharem um lote irrigado quando o perímetro passasse a produzir, o que não aconteceu. O deputado lembrou que todo o processo de implantação do Pontal e das vendas e indenizações das áreas foram registrados em ata.

Odacy cobrou ainda que a Codevasf entregasse à presidenta Dilma Rousseff a ata com o processo de implantação do Pontal e reforçou o seu pedido feito há mais de um ano para que a água do canal do perímetro perenize o Acude Vira Beijú, na região de Uruás, para beneficiar famílias que podem desenvolver cadeias produtivas na região como a piscicultura. A perenização do Vira Beiju é uma luta antiga da população da região e encampada por Odacy.

Outra solicitação do deputado é a urgência na liberação das áreas de reserva da Codevasf para abrigar os animais que vivem nas margens das rodovias da região. O próprio Odacy comprou uma área de quase 800 hectares na região de Rajada, distrito de Petrolina, para colocar jumentos que vivem morrendo e provocando acidentes, alguns com mortes, nas rodovias que passam por Petrolina. Ele fez isso diante da demora de seu pedido para a liberação dessas áreas da Codevasf que somam mais de 20 mil hectares cercados, deixando os jumentos sem espaço para se alimentar e por isso, forçados a procurarem as margens das estradas em busca do alimento.

O debate reuniu autoridades do estado, da Codevasf, parlamentares como a companheira do deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Isabel Cristina (PT-PE) e os vereadores petrolinenses, Alvolande Cruz (PRTB), Elismar Gonçalves (PMDB) e Dr. Pérsio Antunes (PMDB), além de agricultores da região beneficiada com o perímetro Pontal Norte, a exemplo da presidente da associação dos produtores de Uruás, Cleidimar de Souza, que reivindicou que os pequenos agricultores tenham direito a uma área irrigada no Perímetro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *