Em cinco meses, prefeita de Afrânio coloca município no caminho do desenvolvimento
Thalita Bezerra – Ação Popular
Quando tomou posse, em janeiro de 2013, a Prefeita Lucia Mariano encontrou a Prefeitura de Afrânio entregue ao descaso e a ineficiência da gestão. Eleita pelo PSB em 2012, a prefeita assumiu o compromisso de modernizar a administração da cidade e resolver problemas estruturantes acumulados ao longo das últimas gestões. Com cinco meses à frente da Prefeitura, Lucia destaca importantes avanços e projeta as conquistas que a cidade irá alcançar até 2016.
“Um período em que foi preciso tomar algumas medidas duras, ‘necessárias para arrumar a casa’. Mas também, um tempo em que já deu para imprimir o novo ritmo do governo. Pegamos uma prefeitura desestruturada e com a ajuda do Deputado Estadual Adalberto Cavalcanti, do Deputado Federal Fernando Filho, do Ministro Fernando Bezerra – que já nós visitou duas vezes e participou da inauguração da barragem de Barreiro Grande e fez a doação de uma retroescavadeira estamos mudando Afrânio. Agradeço as forças políticas e as lideranças”.
“Recuperamos a frota de veículos que encontramos sucateada, sendo a Mahindra, 1 sprinter, 4 Fiat, 1 ambulância, 1 S10, 4 motos, 1 retroescavadeira, fora as licitações de 5 veículos que pedimos para a saúde e a educação. Nosso objetivo é dar suporte a Prefeitura Municipal de Afrânio”, acrescentou.
Questionada sobre a situação da saúde, Lúcia afirmou que é prioridade no seu governo. “São dois pontos importantíssimos e todos sabem que pegamos o hospital totalmente abandonado, iniciamos com um secretário, mas não deu certo, colocamos uma nova pessoa a frente com experiência e vamos tentar melhorar a saúde de Afrânio, não é fácil, tudo é muito caro e se depender do SUS tem o tempo de espera, infelizmente é a realidade do Brasil e não podemos fugir disso. Agora com a participação do Governo do Estado nós vamos conseguir construir a tão sonhada maternidade, já temos uma parcela depositada. Além disso, vamos melhorar a estrutura do hospital e implantar um posto do SAMU melhorando a saúde da nossa cidade”.
Na área de educação, Mariano garantiu grandes avanços. “Quase todas as escolas do município foram recuperadas, inclusive o pólo AB que é a faculdade a distancia e já estamos tentando trazer novos cursos para a cidade, a exemplo do curso de enfermagem, isso vai facilitar a vida de muita gente. No mês de julho agora iremos criar um cursinho popular para preparar a população para o concurso da prefeitura que pretendemos fazer em breve”. Com todos os problemas enfrentados, a prefeita destaca que durante esses meses de gestão nunca houve atraso no pagamento dos funcionários. “Nossos funcionários são prioridade e quando chega o dia de pagamento o dinheiro é depositado”.
Com relação à infra-estrutura do município, a prefeita anunciou a liberação de R$ 7 milhões para fazer a obra de pavimentação de todas as ruas de Afrânio. “Não vai ficar nenhuma rua sem calçar. Já demos um bom adiantamento nas estradas, principalmente da sede ao Distrito de Extrema, aos poucos estamos começando a recuperar”.
Por outro lado, Deputado Estadual Adalberto Cavalcanti (PHS), reafirmou o seu compromisso com Afrânio e listou algumas ações que trouxe para a cidade. “Quando a pessoa tem interesse faz, administrar uma cidade não tem bicho de 7 cabeças. Conseguir implantar em Afrânio uma Unidade Móvel para atender todos os bairros, com médicos oftalmologistas e dentistas, além disso, agora em julho vamos fazer cirurgias de catarata e vamos colocar o povo para enxergar. Já conseguir através de emenda parlamentar com a Empetur R$ 200 mil para fazer o São João da cidade e já contratamos as bandas Cezar Menotti e Fabiano, Vicente Nery e Cheiro de Menina”.