“Em Família” poderá ser a menor novela das nove em quase 20 anos

Atualmente em cartaz na faixa das 21h, “Em Família” poderá se encerrar como a menor novela das nove da Globo em quase 20 anos.

A novela de Manoel Carlos, que foi planejada para ter 179 capítulos (tendo assim a mesma duração de “Avenida Brasil” e “Salve Jorge”), poderá perder 30 deles e chegar ao fim com 149.

Vários fatores estão em jogo para determinar ou não o encurtamento de “Em Família”. Maneco, por sua vez, é um dos que mais torce para a redução no número de capítulos.

be320035afd56ec700a1da7a613c9c92

Ele havia pedido à direção da Globo uma novela de 150 capítulos, porém, após negociações internas, havia-se chegado aos tais 179. “Viver a Vida”, sua última produção para o horário, teve 209 – o que considera bastante extenso e desgastante levando em conta a sua avançada idade e ao próprio dinamismo que a narrativa deixaria de ter com um período tão grande no ar.

Haverá negociações com a equipe de “Falso Brilhante”, novela que sucederá “Em Família” na faixa das 21h. O diretor Rogério Gomes, o Papinha, e o autor Aguinaldo Silva terão seus pareceres considerados. Além da questão logística, afinal se trata de um lançamento quase um mês e meio antes do previsto, fatores como horário de verão e o horário eleitoral gratuito serão considerados.

Caso a redução realmente aconteça, “Em Família” será a menor novela das nove em quase 20 anos. Em 1996, “O Fim do Mundo”, de Dias Gomes, teve 35 capítulos. Na época, o folhetim tinha sido escrito para ser uma minissérie, porém com a abreviação de “Explode Coração” e o fato de “O Rei do Gado” não ter condições para estrear na sequência, a emissora carioca optou por promover a sinopse para a condição de uma novela.

Também haverá uma queda drástica em relação ao período de exibição de “Amor à Vida”, que teve 221 capítulos. A novela de Walcyr Carrasco foi a mais longa desde “Celebridade”, em 2003 – com a mesma quantidade -, e superada apenas por “Selva de Pedra”‘, em 1973, com 258 capítulos.

De lá para cá, a Globo tem optado por evitar que suas novelas ultrapassem a casa dos 200 capítulos – embora haja casos em que isso ocorra. Do ponto de vista financeiro, o esticamento é bastante viável, afinal dilui os custos e aumenta a margem de lucro do investimento. (Na Telinha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *