Em nota, ABI repudia tratamento desrespeitoso da UPB contra repórteres do Bocão
Por David Mendes
Em declaração divulgada neste sábado (19), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiou e lamentou o “tratamento desrespeitoso” que a equipe de jornalistas do Bocão News foi submetida pelos organizadores do encontro de prefeitos baianos promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no Vila Galé, um dos resorts mais luxuoso do Litoral Norte baiano.
A ABI diz ainda esperar que a UPB “se penitencie dos erros cometidos e passe a tratar os profissionais de imprensa da Bahia com o respeito e a admiração que merecem”.
Confira a nota na íntegra:
“A Associação Brasileira de Imprensa repudia e lamenta o tratamento desrespeitoso, incompatível com as normas mais comezinhas de convivência civilizada, dispensado a equipe de jornalistas do Bocão News pelos organizadores do encontro da União dos Municípios da Bahia realizado em Vila Galé, um dos resorts mais sofisticados do litoral nordestino.
A repórter Juliana Nobre e o repórter fotográfico Gilberto JR., credenciados com antecedência para a cobertura do convescote, foram submetidos a situações de constrangimento com o objetivo de impedir o livre exercício da atividade profissional.
A UPB, que promoveu a reunião em um ambiente luxuoso para discutir a crise que devasta os municípios baianos, tem o dever moral de se retratar publicamente diante dos inaceitáveis desmandos cometidos durante esse regabofe milionário, em um dos períodos mais conturbados do nosso passado recente.
A ABI espera que a UPB se penitencie dos erros cometidos e passe a tratar os profissionais de imprensa da Bahia com o respeito e a admiração que merecem de um povo que tem um legado de lutas em defesa das liberdades,
Domingos Meirelles
Presidente da ABI”.