Em nota, Prefeitura de Petrolina rebate denúncias do Fantástico

Em nota enviada para a redação do AP, a Prefeitura de Petrolina tenta justificar as denuncias na área de educação apresentadas no ultimo domingo pelo programa Fantástico da Rede Globo. Veja:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Prefeito Julio Lossio,  por intermédio do Secretário de Educação, Heitor Leite, prioriza a educação na sua gestão, de modo que todas as crianças sejam atendidas, tanto da sede como da zona rural, da melhor forma possível e estaremos sempre à disposição para qualquer esclarecimento e até mesmo solução dos problemas que possam ser apontados. 

Petrolina tem um total de 92 escolas (e anexos) e 20 CMEIS, além de  108 Unidades do exitoso programa de educação infantil Nova Semente, num raio de aproximadamente 100 Km da sede do município.

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação – SEDUC – acompanhou a equipe de reportagem da TV Grande Rio / Fantástico, que buscava apontar problemas nas escolas da rede pública, notadamente na esfera municipal, quando teve oportunidade de esclarecer sobre as situações mencionadas no programa a saber:

Com relação às carteiras escolares, assunto da reportagem, foram distribuídas 5146 unidades, em 2013, e mais 3142 unidades, em 2014, num processo, ainda em andamento (mais 5 mil unidades estão adquiridas, aguardando a entrega em nossa cidade) de renovação do mobiliário dos alunos.

As equipes de gestoras/professoras/agentes de educação, desenvolvem forte campanha de conscientização quanto à necessidade de conservação desse patrimônio público, responsabilizando cada aluno pela sua carteira, devidamente identificada, como pode ser visto no final da própria reportagem.

Observamos também que das carteiras usadas, em condições de reaproveitamento, cerca de 50%  são   remanejadas para as escolas onde as carteiras novas não chegaram ainda destacamos que nesse período, 40% das instituições da rede municipal de Ensino foram atendidas com a renovação das carteiras.

Com relação às instalações sanitárias, a reportagem deixou de mostrar, embora tenha filmado, a construção em andamento  de banheiros, salas de aula e do muro da própria escola alvo da reportagem.

O mais importante, e foco das ações dos que compõem a equipe de gestão municipal e, em particular, a abnegada equipe de profissionais da educação em Petrolina, é o esforço em fazer o melhor por nossos alunos, razão de termos os melhores índices educacionais dentre as oito maiores cidades de Pernambucano e já ter alcançado as metas estabelecidas pelo MEC para 2015, além de ser referência na educação infantil, tendo incluído, em 5 anos, o dobro de crianças em seu sistema educacional, hoje com aproximadamente 13 mil.

 Atenciosamente,

                                                                           Heitor Bezerra Leite

                                                            Secretário de Educação de Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *