Mesmo com o goleiro reserva, Montillo no sacrifício saindo aos 13 minutos e pressão do adversário até o fim, o Botafogo conseguiu derrotar o Olimpia ontem por 1 a 0, no Engenhão. Graças a mais um belo gol de Rodrigo Pimpão, que já havia garantido a classificação na fase anterior da Libertadores, o time levará uma boa vantagem para a partida de volta, no Paraguai, na próxima quarta-feira: se marcar um gol, o Alvinegro pode até perder por um de diferença que se classifica para a almejada fase de grupos — o que faz da vitória magra de ontem resultado ainda melhor do que o do primeiro jogo contra o Colo-Colo.
A saída de Montillo, que sentiu a lesão, foi um baque para a equipe, que vinha pressionando o Olimpia. Quando ele deu lugar a João Paulo, o esquema tático precisou mudar de um 4-2-3-1 (com Pimpão, Camilo e Montillo no meio) para um 4-4-2, em que João Paulo foi volante, Bruno Silva foi para o meio e Camilo fez a função de segundo atacante. A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado. Até que, aos 37 minutos, Jonas cobrou um lateral para a área, e a estrela de Pimpão brilhou. De novo. Um dos melhores em campo, marcou um lindo gol de bicicleta e decidiu outra vez.
Na etapa final, Jair dobrou a aposta na ofensividade: tirou Bruno Silva, que sentiu a coxa direita, e colocou o atacante Guilherme. A partir dos dez minutos, o Olimpia dominou o jogo, mas a defesa do Alvinegro conseguiu controlar o ímpeto paraguaio. Esta, inclusive, foi a primeira partida da temporada em que o time não sofreu gol.