Em Salvador, candidata supera medo de moto para evitar atraso no Enem

Bahia teve 664.697 inscritos na prova e primeiro dia tranquilo

Alexandro Mota

Estudantes conferem local nome em lista em frente ao Colégio Central, em Nazaré

Começou neste sábado (5) a maratona de 180 questões, uma redação e até dez horas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio que teve 664.697 inscritos na Bahia nesta edição. Desde às 14h30, os estudantes começaram a ser liberados da prova.

Nos locais, o tema mais comentado era a possibilidade de adiamento que se confirmou para mais de 30 mil baianos. Quando chegou no local de prova em Nazaré, a estudante Érica Souza, 17 anos, foi logo conferir o nome na lista fixada em frente ao local de prova com os nomes dos participantes. “Eu acho que deveria ter suspendido para todo mundo a prova, com essa confusão que teve aí de alguns não poderem fazer eu vim olhar logo por conta do medo mesmo”, contou.

O já conhecido show dos atrasados foi fraco esse ano, segundo os próprios internautas que repercutem fotos e criam memes de pessoas que perderam o horário. No caso de Maria Eliana Jesus dos Santos, 57 anos, ter perdido o horário no ano passado serviu de lição. “Eu tenho o maior medo de moto, mas fiquei com medo de perder novamente, o mototáxi veio ‘panhando’ e eu no maior medo, mas Graças a Deus deu certo e vim fazer com a maior expectativa”, conta Eliana, que saiu do bairro do Uruguai para fazer a prova no Colégio Central, no bairro de Nazaré. Eliana trabalha com alimentos e quer fazer um curso superior em Gastronomia com a nota do exame.  A estudante Erlani Santos Alves, 20 anos, perdeu a prova por ter esquecido o documento de identidade. “Vieram trazer para mim de lá de Massaranduba, mas não consegui”, conta.

Eliana superou medo de moto para chegar no horário na prova: “confiante”

Provas do dia
Aos 14 anos, Maria Angélica Pires sonha em fazer Medicina e por isso começou a treinar para o Enem, realizando a prova neste sábado pela primeira vez a chegar. Ela chegou quase uma hora das aberturas dos Portões no local de prova, em um dos pavilhões de aula da Ufba na Federação. “A prova de ciências da natureza de hoje é a que é mais me deixa tranquila, mas é a primeira vez que faço uma prova de tanto tempo”, conta. Ela veio acompanhada do pai, o engenheiro civil Joselito Pires. Saíram cedo de casa, na Pituba, e dividiram a ansiedade na fila. “Ela é um ano adiantada na escola, então é bem nova e a gente também fica na expectativa de passar tranquilidade pra ela”, conta.

Já a prova de Humanas foi a maior preocupação do estudante Ivan Ribeiro, 17 anos. Como ele quer fazer um curso de Engenharia do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), focou em outra área de estudo. “Eu estudei o ano todo só exatas, Matemática amanhã nem devo olhar mais nada, mas as outras áreas estudei menos, mas ainda assim estou confiante”, conta Ivan, que realizou prova na Escola Politécnica da Ufba, na Federação.

No domingo, os estudantes realizam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias e terão uma hora a mais do que hoje (4h30). Segundo a Central de POlícia, não houve chamados referentes às provas neste sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *