Empresas do setor de fruticultura são beneficiadas com ações de gestão

Acordo de Resultados foi assinado nesta quinta-feira,27, entre empresas e instituições parceiras

Cristina Laura

Agentes produtivos do setor de fruticultura e instituições parceiras assinaram ontem, 27, o Acordo de Resultados e Contratualização do Projeto Cadeias Produtivas da Fruticultura – Vale do São Francisco. O evento, realizado pelo Sebrae, aconteceu no auditório da Unidade Regional da instituição em Juazeiro.

O acordo tem como público-alvo os empreendimentos que atuam na cadeia produtiva da fruticultura e vai promover ações como a orientação das atividades, recursos para resultados e adensamento da visão estratégica. De acordo com o técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moreira,o foco do acordo é inserir o produtor para que ele possa acessar mais mercados, tenha mais qualidade de vida, rentabilidade, lucratividade e melhor manejo da atividade. “Este é o grande desafio do Sebrae e de todos os parceiros neste método de gestão orientada por resultados”, explicou Rinaldo.

Antônio Nunes Rosa, vice-presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec), que tem 32 associados na produção de coco, manga, uva, goiaba e maracujá, assegura que essas parcerias rendem bons frutos nos campos do conhecimento e mercado, através de palestras e treinamentos com a valorização do trabalho. “Temos agroindústria na finalização de montagem para beneficiamento de frutas e já fechamos com o estado e o município para fornecermos merenda escolar. Isso foi possível através do incentivo e apoio do Sebrae, que nos mostrou o que existe no mercado”, ressaltou. Além da Afrupec, entre os agentes produtivos do Norte baiano que integram o acordo estão 14 associações e cooperativas, 13 agroindústrias, rede empresarial de insumos agrícolas, além de aproximadamente 500 produtores e 25 empresas de comércio agrícolas.

Cadeia produtiva

O Projeto Cadeias Produtivas da Fruticultura – Vale do São Francisco, também apresentado no encontro pelo Sebrae, mostrou as estratégias definidas pelas empresas, instituições e agentes produtivos participantes do acordo para o novo Plano Plurianual 2014-2017 (PPA) voltado para a cadeia produtiva da fruticultura, fortalecendo ainda mais as ações em inovação e tecnologia, e acesso a mercado, além de trabalhar e apoiar os diversos elos da cadeia produtiva com enfoque maior na agregação de valor das frutas e processos de agroindustrialização.

Jussara Carvalho, analista de desenvolvimento regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), uma das entidades parceiras, diz que o desenvolvimento no setor a fruticultura se dá com essa união dos parceiros, cada um com seu capital humano. “A Codevasf contribui com o fortalecimento da cadeia produtiva através da infraestrutura, do capital humano e da tecnologia no sentido de reduzir pobreza e aumentar emprego e renda, gerando mais desenvolvimento”, afirmou.

Entre as instituições parceiras do Sebrae, que realiza a ação, estão a Codevasf, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado a Bahia (Sect), Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (Adab), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB), Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (Codevasf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Biofábrica Moscamed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *