Engenho abriga história do Brasil colonial em Pernambuco

Principal atividade econômica de Quipapá, assim como de toda a Zona da Mata, é canavieira / Foto: reprodução/TV JornalPrincipal atividade econômica de Quipapá, assim como de toda a Zona da Mata, é canavieiraFoto: reprodução/TV Jornal

Um engenho localizado em Quipapá, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, abriga um pouco da história do Brasil colonial. O Engenho Laje Bonita, que funciona há 130 anos, é o principal ponto turístico da cidade e produz, principalmente, rapadura e cachaça artesanal.

Rapadura é uma das especialidades do engenhoRapadura é uma das especialidades do engenhoFoto: reprodução/TV Jornal

O método de fabricação dos produtos é através de recursos naturais, como cursos d’água e declive do terreno. O nome do engenho veio a partir do Riacho Duas Barras, cujo leito é formado por uma única laje que mostra a beleza do local.No engenho, é possível conhecer a “Roda da água inglesa”, que mói a cana-de-açúcar com a força da água desde 1890. Conheça o Engenho Laje Bonita e como os produtos são produzidos em um trecho do programa “Eu Fui”, da TV Jornal no interior:

Quipapá tem cerca de 25 mil habitantes e fica a 151 quilômetros do Recife. A principal atividade econômica do município, assim como de toda a Zona da Mata do Estado, é canavieira. A safra é responsável pela geração de 70 mil empregos, incluindo campo, indústria e administração, de acordo com o Sindicato da Indústria do Álcool e do Açúcar (Sindaçúcar-PE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *