Entulhos tomam conta das ruas de Juazeiro
Da Redação
Embora a Secretaria de Infra-Estrutura e Serviços Públicos – SIESP tenha intensificado na retirada de entulhos gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em calçadas, avenidas, ruas e praças, o problema persiste.
A fiscalização não tem coibido o mau comportamento de alguns moradores que não têm qualquer constrangimento em fazer das ruas verdadeiros bota-foras.
Na manhã de ontem (28), a reportagem do AP foi às ruas e flagrou, em diversos pontos, o descaso e abandono de detritos em calçadas e lotes vagos.
De acordo com o morador da Rua Oscar Feitosa Passos, Newton Osório Silva, o problema só será solucionado se a administração municipal criar uma lei e aplicar multas nas pessoas que insistem em jogar entulhos nas ruas e calçadas.
“Isso é uma falta de responsabilidades, os moradores gostam de fazer baderna e largar a culpa em cima do prefeito, é obrigação dos moradores mandarem recolherem o entulho. Mais preocupante ainda é quando chove e acumula água nos entulhos, aumentando os riscos à saúde dos vizinhos. A única culpa que a prefeitura tem é em não fazer uma fiscalização nesse setor, caso estivesse uma lei para ser aplicada nada disso estaria acontecendo”, disse.
Já a dona de casa, Doralice Ferreira da Silva, residente na Rua 2, bairro Olaria, lamenta o descaso e diz que a culpa são dos moradores também. “Se um começa a jogar, todos jogam. A prefeitura tira, mas no outro dia o lixo começa a acumular novamente e todos nos sabemos que é obrigação dos moradores fazer a retirada dos entulhos. É fácil culpar o poder público, mas não há conscientização por parte da população”, pontua.
A nossa reportagem constatou que essa prática é comum nas Ruas das Flores, das Olarias, Henrique Rocha, Flaviano Guimarães, Elizabeth Safira, Manoel Crisostomo no bairro Alto da Maravilha, dentre outros.