Equipamentos entregues garantem alimentação animal

gado

A alimentação dos rebanhos de criadores vinculados à Associação de Fundo de Pasto dos Trabalhadores Rurais do Sítio Antônio Velho está garantida, mesmo em períodos de estiagem. A entidade, situada na zona rural do município de Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, acaba de receber da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) um conjunto de equipamentos e acessórios para trituração de mandioca e palma e para ensilagem de forrageiras – que constituem o alimento dos animais que são fonte de renda e de subsistência das famílias.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar e entregues pela superintendência regional da Codevasf em Juazeiro. De acordo com o presidente da associação beneficiada, Jorge Mendes da Silva, dezoito famílias integram a entidade; elas produzem mandioca, feijão e milho, em uma área de aproximadamente 300 hectares.

O conjunto de equipamentos é composto por motor a diesel, ensiladeira / forrageira, picador de mandioca ou palma, polia para motor e correia reversível para acionamento dos acessórios. Ele será usado para a produção de alimentos para rebanhos durante períodos de estiagem, quando os animais perdem peso, ficam debilitados e podem até morrer.

“Além das famílias associadas, o equipamento doado pela Codevasf também vai beneficiar outras 60 famílias do entorno de nossa localidade, que fazem parte da comunidade do sítio Antônio Velho”, diz Jorge Mendes da Silva. O agricultor de 69, anos que nasceu no campo e aprendeu a atividade com os pais, comemora a doação do equipamento e acredita que o uso adequado da benfeitoria vai amenizar os efeitos da seca naquela região. “Agora nós temos como fazer ração para os animais, que estão quase morrendo de fome, e a nossa situação vai melhorar”, afirma.

“Esta ação é uma obrigação nossa. Faze parte da nossa missão de instituição pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que é fundamentalmente a de promover o desenvolvimento regional”, avalia o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *