Equipes da Prefeitura de Juazeiro e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia discutem demandas da Rede Municipal de ensino
Representantes das Secretarias de Educação de Juazeiro (Seduc) e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) se reuniram na sede da Seduc, nesta quinta-feira (09), para discutir os desafios do município para o início do ano letivo. Participaram do encontro a secretária de Educação, Maéve Melo, e sua equipe, o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, o superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Guimarães, o assessor, Helder Amorim, e o diretor do Núcleo Territorial de Educação do Território do Sertão do São Francisco (NTE-10), Regivaldo Alves.
A reunião teve como objetivo apresentar um diagnóstico dos desafios encontrados na Seduc e alinhar uma cooperação entre o município e o governo do estado. “Após o nosso primeiro encontro com o governador Jerônimo Rodrigues e o alinhamento com a secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, realizamos um levantamento para identificar nossas principais demandas para o início do ano letivo. Esse diagnóstico foi apresentado, hoje, para a equipe técnica da SEC e a expectativa é que o estado possa nos ajudar em nossas prioridades, o que já foi sinalizado positivamente pelos gestores, para atender demandas como as de infraestrutura escolar e transporte, por exemplo”, contou a secretária Maéve Melo, lembrando que a Seduc conta com uma dívida de R$ 26 milhões deixada pela gestão anterior.
O assessor especial da SEC, Manoel Calazans, avaliou o resultado da reunião e destacou a disponibilidade do governo do estado em colaborar com a melhoria da qualidade da educação no município. “A secretária Maéve Melo conseguiu fazer um bom diagnóstico das suas principais necessidades e, a partir daí, a gente já vai trabalhar em pontos específicos indicados pela secretária. Então, foi muito produtiva”.
Após a reunião, os participantes realizaram uma visita de campo à Escola Antonílio da França Cardoso, no bairro Dom José Rodrigues, e à Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho, no Projeto Mandacaru, a fim de verificar o cenário encontrado nas unidades escolares.