Escândalo! Mãe de paciente denuncia descaso e abandono de pacientes do TFD em Juazeiro; prefeito encontra tacho rapado; veja quanto entrou nos cofres da saúde em 2024
Redação
A reportagem do AP recebeu um vídeo de um leitor mostrando as reais condições do Ponto de Apoio para pessoa que fazem Tratamento Fora do Domicilio, TFD, em Juazeiro.
Revoltada, a mãe de um paciente revela o descaso e abandono em que vivem pacientes e parentes em um local abandonado, escuro, sem segurança, no meio da lama, ao relento. Este é mais um abacaxi deixado pela administração anterior que o prefeito Andrei da Caixa (MDB) deverá resolver.
“Não merecemos este descaso. Aqui está meu filho operado das duas pernas, não pode ficar de pé, está sentado em um banco molhado, com a casa fechada. […] O ônibus não chegou, nós aqui esperando a tempestade chegar sem qualquer tipo de apoio”, desabafou mãe em tom de voz desesperada sem citar o nome mostrando imagens do lamaçal no local.
Ela afirmou ainda que toda semana leva o filho para fazer tratamento na cidade de Salvador e pediu para que pessoas orem por eles diante do quadro. “Orem por nós, porque estamos sendo tratados como lixo, como cachorro, nós somos seres humanos e merecemos respeito”.
Saúde encontrada depenada
A pasta da saúde foi uma das mais afetadas pelo descaso. O prefeito Andrei da Caixa encontrou o tacho rapado, com o repasse do final do mês de dezembro sem prestação de contas com salários de funcionários atrasados, dividas com fornecedores e prestadores de serviços, ambulâncias sucateadas – inclusive do TFD -, unidades de saúde como a UPA, Maternidade Infantil funcionando em estado deploráveis colocando em risco a vida de pacientes, postos de saúde desativados, sem profissionais, medicamentos e insumos.
Veja abaixo quanto a administração da ex-prefeita Suzana Ramos (PSDB) recebeu de repasse do Ministério da Saúde: