Estados do Nordeste estão livres da aftosa, comemora senador
O senador Benedito de Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), comemorou, nesta quinta-feira (22), o reconhecimento do Pará, na Região Norte e de seis estados do Nordeste – Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – como livres de febre aftosa com vacinação. O comentário foi feito no início da reunião, encerrada há pouco, para discutir a redução da população de colônias de abelhas supostamente pelo uso dos neonicotinoides, um tipo de inseticida.
De acordo com informações do Portal Planalto, a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da febre aftosa no Brasil é uma das estratégias do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
– O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, irá ao meu estado, Alagoas, no próximo dia 6 de setembro para pôr fim a uma espera de 14 anos. O ministro vai assinar portaria reconhecendo Alagoas e mais cinco estados do Nordeste, além do Pará, como zona livre da febre aftosa com vacinação – disse.
O senador ressaltou que o único caso de febre aftosa em Alagoas aconteceu em 1999. Benedito de Lira cumprimentou o governador de Alagoas, Teotônio Vilela, e os criadores de seu estado, que, segundo ele, obtiveram recorde de vacinação a cada ano, com 100% de imunização do rebanho.
– Com a certificação, que será fornecida agora pelo Ministério da Agricultura, Alagoas e os estados do Nordeste passam a integrar a lista de outros estados, que garantem qualidade na produção de carne bovina e também de leite – afirmou. (Agência Senado)