Estudantes da Escola Estadual Helena Celestino conhecem o abastecimento de água na região do Salitre
Por Luzete Nobre/ SAAE
Na última sexta-feira (20) alunos da 5º e 6º série da Escola Estadual Helena Celestino Magalhães, acompanhados das professoras e do supervisor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jorge Carvalho, estiveram visitando a região do Salitre. Na ocasião, os estudantes conheceram o sistema de abastecimento de água operado pela autarquia na localidade de Pau Preto – Salitre.
A atividade extraclasse integra o Projeto Ciência na Escola da Secretaria Estadual de Educação. “O tema discutido no projeto é referente à mobilização da escassez de água e essa é uma oportunidade dos estudantes aprenderem na pratica a importância da conservação e o uso correto da água, principalmente em locais como a região do Salitre”, colocou a professora de Ciência, Socorro Braga.
Para a estudante da 5° série, Emilly de Jesus Araújo, a experiência foi gratificante. “Fiquei impressionada como o Rio Salitre na localidade de Pau Preto secou, não existe água de jeito nenhum, fiquei imaginando como é que essas pessoas conseguem viver assim. A partir de agora irei valorizar ainda mais a água”, disse.
“Quando a gente vê de perto como é realizado o abastecimento no interior, passamos a compreender que não é igual na cidade. Gostei muito de conhecer as instalações da estação de bomba do projeto Salitre e saber que muita gente se beneficia dessa água”, falou a estudante da 6º série, Izabela Cristina.
Na opinião do supervisor da área do Salitre do SAAE, Jorge Carvalho, a visita é a oportunidade de tornar esses jovens mais responsáveis. “É a chance que temos de conscientizarmos os alunos sobre a importância de saber utilizar a água de forma racional. Estamos abertos a todas as instituições de ensino que queriam trabalhar o tema”, observou Carvalho.