Estudantes de Casa Nova ficam em 2º lugar na Feira de Ciências

 
Ana Flávia Wohlschlager e Amanda Castro Mariano, com a orientação da professora Andréa Passos

As alunas do Centro Educacional Antônio Honorato (CEAH), da cidade de Casa Nova, no norte baino, Ana Flávia Wohlschlager e Amanda Castro Mariano, com a orientação da professora Andréa Passos apresentaram uma proposta interessante na III Feira de Ciências da Bahia, que aconteceu em Salvador. As meninas foram classificadas em 2º lugar com o Protótipo para Dessalinizar a Água salobra da localidade de Lagoas Novas, distrito de Casa Nova.

 

Por que não transformar água salgada em água doce?

O distrito de Lagoas Novas, localizado no município de Casa Nova/BA, apresenta os problemas característicos da maioria das pequenas comunidades do interior nordestino, além de sofrer com longos períodos de estiagem, a localidade apresenta  água salobra, devido ao alto teor de sal no solo. “O projeto para Dessalinizar a Água surgiu a partir do questionamento: Por que não transformar água salgada presente em abundância na localidade de Lagoas Novas em água doce?” A comunidade local possui um baixo poder aquisitivo, e os alunos do 3º ano do CEAH, sensibilizados com essa situação, propôs  uma alternativa para amenizar esse problema, apresentando o Protótipo de um dessalinizador de água salobra”, orgulha-se a professora e orientadora Andréa Passos.

Segundo a orientadora, o projeto tem o objetivo de propor uma alternativa para o problema da falta de água potável na localidade, que mesmo possuindo apenas cacimbas, possuí a água salobra e imprópria para consumo humano. “O protótipo constitui um reservatório de alumínio coberto com plástico filme transparente, que armazenará a água salobra, que ao ser exposta ao sol, ocorrerá a evaporação da água pura formando gotículas na cobertura transparente que escorrerá para outro reservatório com a água pura. O sal ficará armazenado no primeiro recipiente, o qual poderá ser utilizado para alimentação dos animais’, explicou Andréa.

Foram no total 240 projetos, 70 na área de Matemática e 170 na área de Ciências. Ana Flávia e Amanda Castro são alunas do 3º ano do Ensino Médio, e junto com alunos do CEAH participaram pela primeira vez da III Feira de Ciências da Bahia.

A III Feira de Ciências foi realizada na Arena Fonte Nova, entre os dias 27 e 29 de novembro em Salvador – BA. O intuito do evento é estimular a relação de ensino e aprendizagem e fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento. O evento é de iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e coordenado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Fonte: Blog Geraldo José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *