Estudantes de Juazeiro e Eunápolis vencem Desafio Universitário Empreendedor 2013
Alisson Pierre, 19, de Juazeiro, Victor Macedo, 18, e Bruna Bastos, 20, de Eunápolis disputam a etapa nacional em Brasília
Silvia Araújo e Cristina Laura
Emoção e expectativa marcaram a cerimônia de entrega da premiação da etapa baiana do Desafio Universitário Empreendedor, realizada na tarde desta quarta-feira, 20, no auditório da sede do Sebrae, em Salvador. De um total de 1.139 inscritos na edição 2013 na Bahia, venceram a etapa estadual Allisson Pierre Lino Gomes, 19 anos, estudante de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, no Norte da Bahia que foi o primeiro colocado; Victor Macedo Silva, 18 anos, segundo colocado e Bruna Bastos, 20 anos, terceira colocada, ambos alunos de Administração da Unesul Bahia, do município de Eunápolis, no Extremo Sul do Estado.
O Desafio oferece aos estudantes uma possibilidade de aprendizado prático sobre como gerir empresas dos mais variados setores. Além de receberem o troféu Desafio Universitário Empreendedor, os vencedores da Bahia foram contemplados com um smartphone, cada um, além de passagem e estadia para Brasília, onde disputam a etapa nacional.
O vencedor Allisson Gomes, que acumulou 1.527.350 pontos, dedicava, em média, uma hora por dia para a participação no Desafio e essa é a segunda vez que ele se inscreve na competição. No ano passado, ele participou pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina, onde também foi vencedor só, que com trabalho em equipe.
“Acho que todo mundo tem o sonho de ter um negócio próprio e o Desafio mostra como isso pode ser viabilizado no futuro. O programa da competição ajuda e capacita a pessoa a abrir sua empresa. Participei do evento Papo de Negócio, oferecido através da internet pelo Sebrae, e conheci estudantes que conseguiram abrir suas empresas antes mesmo de deixar a universidade”, explica.
A expectativa de Allison agora está na competição final em Brasília, que acontece entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro. Os três finalistas de cada Estado formarão uma equipe que vai competir na fase final.
Para o técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, o Desafio foi desenvolvido para proporcionar aos universitários participantes a busca de soluções no campo dos negócios. “É uma experiência única e inspiradora, alternando momentos de trabalho de imersão com momentos de distração e networking, ampliando a capacidade empreendedora para quem está se preparando para montar o seu próprio negócio ou entrar no mercado de trabalho”, analisa.
Somando 1.426.507 pontos no Desafio, Victor não esperava o resultado da competição, pois “não tinha a dimensão do jogo”. “Agora o bicho vai pegar, pois não sabemos o que vai acontecer”.
Já Bruna, com 1.360.539 conta que quando se inscreveu no jogo foi movida pela curiosidade e terminou envolvendo-se na competição, sendo motivada na última etapa. “Fui jogando, cheguei a perder pontos, mas no final me recuperei”.
“Numa edição renovada, o Desafio Universitário Empreendedor 2013 vem disseminar a cultura do empreendedorismo, interagindo com a área acadêmica”, sinaliza o diretor técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos, durante a abertura da solenidade de premiação.
Lauro também destacou a evolução da Bahia posicionada em terceiro lugar em número de participantes do Desafio, atrás de São Paulo e Minas Gerais. “Isso demonstra o apetite do baiano no empreendedorismo”, complementa.
A pró-reitora da Universidade Salvador (Unifacs), Carolina Spínola, representou a Unifacs que recebeu o prêmio de instituição de ensino que obteve o maior número de inscritos no Desafio. “O empreendedorismo é um dos nossos pilares e estamos muito honrados com a premiação e satisfeitos com a iniciativa do Sebrae”, comenta Carolina.
O professor Max Santana, da Univasf, disse estar orgulhoso de um aluno da instituição conquistar o primeiro lugar da premiação. “A notícia foi uma boa surpresa, pois numa grande concorrência, Alisson ficou em primeiro lugar. Agradeço ao Sebrae pela oportunidade de participarmos da competição e na próxima edição vamos motivar ainda mais os alunos”.
A cerimônia foi apresentada pelo ator, comediante e educador Pisit Mota que se responsabilizou pelo clima descontraído do ambiente.
Também durante a cerimônia o professor José Marques ministrou a palestra Oficina Canvas : Ferramenta de Construção de Modelos de Negócios. Estavam presentes no evento a coordenadora da Unidade Regional de Salvador, Madalena Seixas; a coordenadora de Atendimento Individual , Fernanda Guedes, o professor Cleyson Brito, da Unisul, a analista da regional de Teixeira de Fretas, Claurida Pates e o analista da regional de Teixeira de Freitas, Rinaldo Morais.
Nova versão
Numa nova versão mais dinâmica e interativa, o Desafio Universitário Empreendedor é mais uma ação do projeto Educação Empreendedora do Sebrae Nacional.
Estruturado numa plataforma instalada no site www. desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br, tem o objetivo de promover uma competição de caráter educativo para o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, por meio de capacitação e aprimoramento, com intuito de preparar o público em questão para enfrentamento no mercado de trabalho.
O Desafio inclui 10 jogos on line, cursos presenciais e à distância, disciplinas relacionadas ao empreendedorismo das instituições de ensino participantes e programa Papos de Negócio. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor
Para o gestor estadual do Desafio, Rodrigo Maia, a iniciativa vem agregar conhecimento e colaborar com a formação acadêmica dos universitários, para que saiam das instituições como empreendedores. “Cada vez mais estamos evoluindo e acrescentando novidades ao jogo, inserindo possibilidades que estimulem o desafio”, finaliza.