Ex-assessor diz que Misael mentiu com relação à chegada da Schincariol para Juazeiro

Herbert Café

Da Redação

O ex-assessor do deputado federal Jorge Khoury (DEM), Herbert Café traz a tona a verdadeira história sobre a possível instalação da indústria Schincariol nos anos 90 em Juazeiro. Durante entrevista exclusiva para o Ação Popular, ele afirmou que foi junto com Misael e Jorge para uma feira em São Paulo para fazer o pré-lançamento da FENAGRI, chegando lá conheceram um dos diretores da empresa Belco Cervejaria, que cogitou a possível instalação de uma das suas indústrias no nordeste.

Herbert conta como surgiu a ideia da empresa vim para o Nordeste. “A ideia surgiu no ano de 1993 e na época eu gerenciava o escritório do SEBRAE em Juazeiro. Misael tinha sido recém-empossado prefeito da cidade e me delegou a missão de coordenar a edição da FENAGRI, que ocorreria no mesmo ano. A partir daí fomos a São Paulo juntamente com o presidente da Sudic da época, Márcio Pires, e o vice-presidente Daniel Almeida, a convite do governo do Estado da Bahia lançar a FENAGRI em uma feira nacional que estava acontecendo na capital paulistana”.

Ele conta que durante a visitação nos estandes se deparam com o estande de uma cervejaria que atualmente não existe mais no mercado. “Eu, Misael e os demais chegamos no estande da cerveja Belco, fomos apresentados aos seus diretores pelo presidente da Sudic e naquele momento a Belco manifestou o interesse de expandir e implantar uma unidade aqui no nordeste, mas no momento a empresa estava fazendo um planejamento e não podia concretizar a vinda da empresa. O que chamou a atenção foi que os diretores da Belco eram coincidentemente parentes da família Schincariol”.

O empresário diz que depois de 2 anos, Jorge foi reeleito e conseguiu trazer a instalação da empresa Schincariol para o Nordeste. “Em 1995, Jorge foi reeleito deputado federal e assumiu a secretaria de Indústria e Comércio. No mesmo ano eu fui convidado a fazer parte da equipe do secretário. Em 1996 a Bahia estava vivendo um momento bem adesivo de atrações de investimentos e naquele momento a Schincariol decidiu implantar uma unidade aqui no Nordeste, Jorge foi a campo para atrair a empresa para Bahia, o que se realmente conseguiu, a Schincariol veio e eu tive a oportunidade de participar de diversas reuniões”.24

Por outro lado, ele diz que a empresa iria ser instalada no município de Paulo Afonso, mas o processo de estruturação não deu certo. “No decorrer do processo de estruturação para implantação da Schincariol, a empresa tomou conhecimento da excelente qualidade da água mineral que compunha a via de São Sebastião, compreendida entre Tucano e Camaçari. Diante da qualidade da água, a empresa resolveu redirecionar os seus objetivos e escolheu o município de Alagoinhas. Com isso o governo teve que reestruturar toda a sua logística e desapropriar uma área em Alagoinhas. Hoje a empresa é uma das referências dentro do parque industrial baiano”.

Na ocasião, ele disse que a informação não foi colocada de forma falsa para a população. “Lamentavelmente eu não sei por quais razões o próprio deputado não veio à público para poder desmentir esse fato. O atual prefeito da época Misael Aguilar usou o programa de rádio anunciando que a cidade iria ganhar uma cervejaria. Ele cometeu o equivoco de afirmar que a empresa era a Schincariol e isso não era verdade. Essa historia da empresa vir para Juazeiro nunca existiu e foi muito bem utilizado em época da campanha, isso me causa muita indignação. A empresa nasceu na Bahia, foi concedida em Paulo Afonso e instalada em Alagoinhas. Quem perdeu na verdade foi Paulo Afonso, Juazeiro nunca teve nada a ver com isso”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *