Ocupante do cargo desde março do ano passado, a policial, de 33 anos, teria recebido o plano de coordenação de invasão e fuga no presídio durante a sua gestão.
Um dos detalhes que chamam atenção é que ela ganhou destaque também por ser a primeira mulher a dirigir uma unidade prisional masculina na Bahia.
Em março de 2024, Joneuma chegou a incentivar outras mulheres a seguirem carreira no sistema penitenciário, em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!. “Lugar de mulher é onde ela quiser. Estude, treine e abrace as oportunidades”, pontuou.
Ainda segundo ela, uma das inspirações foi o próprio irmão, também agente penitenciário. A vida da suspeita mudou há cerca de nove anos, quando iniciou os cursos de capacitação, e teve que lidar com a maternidade.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que, após a fuga no presídio, abriu sindicância interna e colaborou com as investigações da Polícia Civil. A pasta ressaltou que as medidas judiciais são de responsabilidade do Ministério Público da Bahia (MPBA) e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).
Direito e jornalismo
Em 2023, Joneuma se graduou em direito. Um tempo depois, meteu as caras na pós-graduação em direito penal e processo penal e criminologia.
Joneuma passou por perícia e será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Até o fechamento desta matéria, o MP e o TJ não se manifestaram. O espaço segue aberto para manifestações.