Ex-senador Walter Pinheiro e Paulo Guimarães podem assumir secretarias estaduais da Bahia

Walter Pinheiro atuou como deputado federal e senador pelo PT da Bahia. Ele foi, também, secretário estadual durante os Governos Wagner e Rui Costa.
Walter Pinheiro atuou como deputado federal e senador pelo PT da Bahia. Ele foi, também, secretário estadual durante os Governos Wagner e Rui Costa.

O ex-senador Walter Pinheiro (sem partido) pode voltar a comandar a Secretaria do Planejamento da Bahia, pasta que era ocupada pelo vice-governador João Leão (Partido Progressista, PP).

Outro nome cotado é o de Paulo Roberto Britto Guimarães. Ele pode assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, pasta ocupada pelo deputado estadual licenciado Nelson Leal (PP). O político regressa ao mandato na Assembleia Legislativa, instituição que presidiu.

Outra secretaria estadual que deve passar por mudanças é a de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, ocupada pelo pepista Leonardo Góes.

As modificações no primeiro escalão do Governo Rui Costa ocorrem em função do rompimento do PP com a aliança estadual com o Partido dos Trabalhadores (PT) e da renúncia aos cargos que mantém no Governo Rui Costa.

Nesta segunda-feira (14/03/2022), o vice-governador João Leão anunciou oficialmente que o PP está fora da base aliada do Governo Rui Costa. Ele é a principal liderança da legenda e o movimento político é feito em um cálculo de oportunidade, na visão dos pepistas.

Oportunismo

Ao romperem com a liderança do PT, a decisão do PP da Bahia ocorre dentro do senso de oportunismo político e identidade com a direita e extrema-direita, uma vez que devem apoiar ACM Neto (União Brasil (UB)) para governador da Bahia, cujas pesquisas de opinião apontam liderança nas intenções de voto para as Eleições 2022.

É esperado para os próximos dias o anúncio de João Leão como candidato ao Senado Federal, em chapa majoritária liderada por ACM Neto.

PT lança candidato

Para as Eleições 2022, o PT confirmou apoio à reeleição de Otto Alencar para o Senado Federal e apresentou o nome do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), como candidato ao governo da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *