Exército pontua ações de combate à seca no Nordeste
Quase quatro milhões de pessoas que vivem no Semiárido são atendidas pela Operação Carro-Pipa, uma ação realizada pelo Exército Brasileiro para combater a seca pelo interior do país. São mais de 837 municípios contemplados na faixa territorial que vai de Minas Gerais ao Piauí. Em Pernambuco, cerca de 102 cidades recebem o apoio que assiste a uma população de, aproximadamente, 619 mil pessoas.
Para atender a essa demanda, os militares cumprem com rigor a entrega de água a cada família cadastrada. O cenário e os desafios dessa operação foram apresentados, ontem, pelo general-de-exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, comandante do Comando Militar do Nordeste, durante o encontro do Rotary Clube Recife, em um restaurante no Espinheiro. Além de pontuar as ações do Exército contra a crise hídrica no Sertão, o general explicou o trabalho dos militares nos serviços humanitários, nas obras de engenharia e no apoio ao sistema prisional de algumas regiões. “Nossa missão é a defesa da pátria, garantir a lei e a ordem, mas também é garantir o desenvolvimento regional, a defesa civil. Essas ações também são nossa missão fundamental”.
Prestação de serviço
O presidente do Rotary Clube Recife, Joezil Barros, ressaltou que a explanação foi uma importante prestação de serviço à sociedade sobre o papel que o Exército desempenha no Brasil. “Foi muito importante esse balanço. É preciso massificar e divulgar ainda mais as ações do Exército pelo interior do país”, explicou.
Fonte: Diário de Pernambuco