Falência de prestadora de serviço leva PMs a atuar em serviços de copa no hospital da corporação

Problema foi confirmado pela Polícia Militar nesta segunda (23); PM enfrenta falta de efetivo no Estado

Por: Nicolle Gomes, do DP
copy sharing button
sharethis sharing button
Foto: PMPE
Após a prestadora terceirizada de serviços encerrar atividades declarando falência, policiais militares estão assumindo funções em decorrência da ausência de profissionais no Centro Médico Hospitalar do Hospital da Polícia Militar, localizado no Derby, na região central do Recife.
A situação foi confirmada pela Polícia Militar (PM), por meio de nota.
Segundo a corporação, a empresa terceirizada responsável pelos serviços de copa e maqueiros deixou de efetuar os pagamentos de seus funcionários, apesar de ter recebido os repasses financeiros previstos, gerando, assim, falta de trabalhadores.
Diante da situação, policiais militares voluntariaram-se para, de forma temporária, assumir essas funções, e garantir a continuidade dos serviços básicos da unidade.
Ainda de acordo com a PM, as medidas administrativas necessárias estão sendo adotadas para solucionar a situação de forma definitiva.
Déficit
Um estudo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança apontou que Pernambuco ficou em 5º lugar entre os Estados com maior perda de PMs. Os dados são referentes ao período entre 2013 e 2023.
Em Pernambuco, o número de policiais caiu mais de 16,9%. Saiu de 19 mil para pouco mais de 16 mil, nesse intervalo de tempo.
Atualmente, a Polícia Militar de Pernambuco conta com um efetivo de cerca de 16 mil profissionais na ativa, sem contar os que estão afastados por saúde ou em período de férias. O Portal da Transparência estima que o número mínimo deveria ser de 27 mil.
Reforço
O governo vem realizando seleções para reforçar a segurança. Desde janeiro de 2023, foram abertas 6.569 vagas em concursos públicos, sendo 5.250 para a Polícia Militar, 660 para o Corpo de Bombeiros, 445 para a Polícia Civil e 214 para a Polícia Científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *