Falta de água gera transtornos em Irecê
Um vazamento em adutora provocou a falta de água na cidade desde há quatro dias. Problema também atinge comércio e órgãos da prefeitura.
Um vazamento na tubulação de água da Adutora do São Francisco deixou a população de Irecê sem água nas torneiras e provocou inúmeros transtornos. O problema afetou também o comércio e diversos órgãos da prefeitura, como escolas e um hospital. O fornecimento de água foi interrompido na noite da última terça-feira (22) e até o início desta tarde, não havia sido restabelecido de forma completa.
A cabeleleira Célia Oliveira, 32 anos, explica que não teve como atender clientes e teve prejuizo. “Atendo uma média de 10 clientes por dia e desde que começou essa falta de água, não pude atender ninguém, pois salão precisa de água. Tive foi um grande prejuizo”, disse.
Por falta de água nas escolas, a Secretaria Municipal da Saúde optou por liberar os alunos duas horas antes do término das aulas. Segundo entrevista do titular da pasta ao jornal Cultura e Realidade, “a água mineral não é suficiente para preparar alimentação dos alunos e nem para a manutenção da limpeza”. As aulas devem ser retomadas normalmente após o feriado de carnaval.
O subsecretário de Saúde, Daniel Cunha, também relatou ao jornal que o Hospital Municipal também enfrentou transtornos e foi abastecido ontem pela Embasa com um carro-pipa.“A UPA ainda não precisou e os postos de saúde têm reservatórios suficientes para a manutenção até segunda-feira”, disse.
O gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, explicou que a água vem sendo distribuída gradativamente desde a última quarta-feira para as áreas baixas da cidade. “Nas localidades mais altas, é preciso de bombeamento e maior quantidade de água nos reservatórios”. Ele prevê que o abastecimento seja normalizado ainda nesta sexta-feira.