Família do município de Santa Filomena (PE) mantém tradição secular da produção de raspadura
Publicado em 15/08/2015
Ação Popular
Há mais de um século a família Melo de Macedo, do município de Santa Filomena, Pernambuco, trabalha na moagem do resíduo de cana-de-açúcar para a confecção de raspadura. Antes da família se instalar no município, há aproximadamente 80 anos, ela fazia a moagem no Sitio Soledade, município de Betânia do Piauí. “Tudo era feito na casa de meus avós. A cana para a produção da raspadura aqui em Santa Filomena foi cultivada no sitio, e transportada por meus irmãos”, informa a professora e agricultora, Evany Melo de Macedo. Ela informa ainda quando chegou ao município. “Meus avós continuam morando no sitio, mas eu cheguei aqui em 2 de janeiro de 2001. O sitio fica distante daqui a 10 quilômetros”.
Com o passar dos anos parte da família decidiu procurar outras atividades. Hoje apenas três pessoas se dedicam a tradição artesanal que chegou ao Brasil pelos portugueses no ano de 1530. “São duas fornalhas que ainda mantemos funcionando. A moagem durante a época de meus avós durava um mês, hoje ela é feita em apenas um dia e meio”.
A agricultora relata que a família chegou a produzir até dez mil unidades do produto, caindo esse número para 180 unidades, “mas sei que no próximo ano vai aumentar devido ao crescimento da área de plantio”.
A produção chegou a ser comercializada, mas devido a falta de estrutura passou a ser usada no consumo da família. “Devido a procura de mercado estamos pretendendo comercializar novamente. A nossa área de plantio foi ocupada pelo rebanho e transformada em pasto para a produção de laticínios”.