FBC reconhece avanços na gestão municipal de Petrolina na tribuna do Senado
Em sessão, realizada na tribuna do Senado Federal, o senador Fernando Bezerra Coelho, durante seu discurso, destacou a atuação de um educador, da rede municipal de ensino de Petrolina. FBC enalteceu o trabalho do professor Raimundo Nonato, que leciona na Escola Municipal Eliete Araújo e realiza trabalho voltado para o ensino da matemática. Na tribuna, o político denominou como criativa e eficaz a metodologia utilizada pelo professor, para auxiliar a assimilação da disciplina, temida por muitos estudantes. Fernando Bezerra Coelho frisou ainda as variações, positivas, nos índices de aprendizado identificados na cidade pernambucana, que saltou de 14% para 36%.
O discurso do senador evidencia os bons resultados conquistados pela atual gestão municipal de Petrolina, ao longo de seis anos, com uma política educacional que trata a qualidade de ensino como prioridade. A valorização do profissional de sala de aula, defendida e implantada, através de reajustes salariais, oferecidos pelo prefeito, Julio Lossio, é refletido no desempenho do professor Raimundo Nonato e tantos outros docentes que fazem a educação municipal.
Em 2014, o aluno do professor, Raimundo Nonato, Jhonny Emanoel Alves, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No mesmo ano, 47 mil escolas de todo o Brasil participaram da OBMEP. De Petrolina, saíram três medalhistas, além de outros 23 alunos com menção honrosa. A cidade teve 13 escolas com destaque nacional. A principal cidade do interior pernambucano ainda tem outo motivo para comemorar. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (o Ideb), entre os anos de 2007 a 2013 houve, em Petrolina, um aumento de 3,6 para 5,2 pontos no nível de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e, de 3,5 para 4,4 nos anos finais. O que significou praticamente atingir a meta projetada só para 2019. Até então, a rede alfabetizava menos de metade das crianças aos sete anos.
Texto: Geraldo Jr
Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão