Vistos com desconfiança por alguns representantes da classe política e também do mercado financeiro, os novos ministros da Fazenda e do Planejamento, Nélson Barbosa e Valdir Simão, ganharam um apoio de peso neste final de semana.
A poderosa Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou uma nota neste domingo (20) dizendo ter recebido “com satisfação” os compromissos assumidos pelos novos ministros e colocando-se à disposição deles para “continuar trabalhando com a equipe econômica”.
“A Febraban manifesta confiança no novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Em suas primeiras declarações, o novo ministro reiterou a necessidade inadiável de assegurar o superávit primário aprovado na Comissão de Orçamento e de implementar reformas estruturais nas áreas tributária e da Previdência Social”, diz a nota da Febraban.
A chegada de Nélson Barbosa à pasta da Fazenda foi criticada no Recife pelo deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), segundo quem o novo ministro – que comandava a pasta do Planejamento – foi um responsáveis pelo rebaixamento do Brasil por duas agências de classificação de risco.