Feira de Santana: Alunos da rede municipal estão há 90 dias sem auxílio alimentação

Bianca Rocha
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A Prefeitura de Feira de Santana está sem pagar nenhum tipo de auxílio alimentação aos alunos da rede municipal de ensino. De acordo com denúncia recebida através das redes sociais do bahia.ba, a prefeitura não fornece nenhum tipo de ajuda aos alunos e pais desde quando as aulas foram suspensas, há mais de 90 dias.

A denúncia foi feita pela professora e ativista social Marcela Mendes. Segundo ela, no início da pandemia até tentaram fazer uma “catado” de produtos que estavam na dispensa de algumas escolas para montar kits que seriam entregues as famílias, mas parece que nem todo mundo recebeu.

“Eles disseram que pegariam os produtos que tinham nas escolas para que a Secretaria de Educação montasse kits para os alunos. Só que esses kits, segundo a prefeitura, seriam sorteados por escola e por aluno. Ou seja, nem todos iriam receber”, contou Marcela.

De acordo com a professora, que montou uma força tarefa nas redes sociais para apoiar as escolas e as famílias que precisam de ajuda e cobrar a prefeitura uma resposta, Feira de Santana possui recursos que poderiam ser utilizados na compra de cestas básicas para esses alunos.

“Os alunos da rede municipal são, em sua maioria, de famílias que estão em situação social de vulnerabilidade. São famílias que tem quatro ou cinco crianças em casa pra alimentar. A gente sabe que esse auxílio do governo federal não saiu para todos. Se a prefeitura liberasse a alimentação para essa população, já era uma ajuda”, desabafou.

bahia.ba entrou em contato com a prefeitura de Feira de Santana em busca de uma resposta sobre o que está acontecendo. Em nota, a prefeitura informou que no início da pandemia algumas escolas, principalmente as localizadas nas regiões periféricas da cidade, conseguiram fornecer alguns kits com produtos à algumas famílias, mas como não foi o suficiente eles estão em busca de um recurso para poder fornecer esse novo auxílio.

A Secretaria de Educação informou que Feira de Santana possui 206 escolas e 56 mil alunos no total. De acordo com eles, o valor por aluno daria R$ 9 e que isso não seria possível para suprir as necessidades. Eles informaram que entraram com um recurso na Justiça e aguardam a aprovação para usar outras linhas de crédito da prefeitura para o pagamento do auxílio.

O primeiro recurso foi aberto há pouco mais de um mês, mas o juiz negou. Um novo recurso foi aberto e a Seduc aguarda o resultado. De acordo com a secretaria, caso aprovado a prefeitura irá fornecer um auxílio parecido com o que o Governo do Estado já fornece aos alunos, com um cartão no valor de R$ 65 a cada aluno para a compra de alimentos em supermercados autorizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *