Festival de Arte e Cultura é palco para jovens talentos, em Petrolina
Com apresentações artísticas e uma viagem ao mundo da poesia, o projeto ‘Viva a Leitura’, do Colégio Plenus, realizou nesta semana a edição 2019 do Festival de Arte e Cultura – Literarte. Desinibidas, 300 crianças de sete a 11 anos mostraram talento ao apresentarem para os pais seus números músico-teatrais e domínio da Literatura.
O evento começou na manhã da quinta-feira (30), mobilizando estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, e prosseguiu até a tarde desta sexta (31), com os pequenos dos 4º e 5º anos. Através de danças e teatro de bonecos, eles deram vida a obras infantis clássicas, como: ‘O Pequeno Príncipe’, ‘Robin Hood’, ‘O Mágico de Oz’ e as histórias de ‘Era Uma Vez’.
Segundo a coordenara do projeto, Cláudia de Souza, a ideia do festival é promover a paixão das crianças pelo universo literário. Para a educadora, apenas a ida à biblioteca não garante o hábito de leitura. “Atividades como essa têm o poder de despertar nos alunos a vontade natural de ler livros; não como uma obrigação, mas como uma prática de lazer”, disse. Cláudia complementa que obras apresentadas são as preferidas dos estudantes. “Eles que pediram”.
Fantasiada de Glinda, a Bruxa Boa do Sul – personagem de O Mágico de Oz –, Maria Vitória Diniz, de 10 anos, é uma dessas crianças apaixonadas por todos os gêneros de Literatura Infantil. Visitante assídua da biblioteca do colégio, ela disse estar encantada com o livro da Dorothy. “Achei tudo lindo, amei os personagens e a forma como eles lidam com cada situação difícil”.
João Pequeno em Robin Hood, o aluno Milton Luís Libório, de 9 anos, apresentou um poema com sua turma. Diante dos pais e professores, o grupo versou sobre fraternidade e amor ao próximo. “Nós não estamos sozinhos no mundo, por isso temos que tratar as pessoas com respeito e igualdade, da mesma forma que gostaríamos que nos tratassem”, arrematou o menino.
Ascom