Festival de Fanfarras movimentou uma multidão em Casa Nova

 

Um espetáculo de som, coreografia e cores tomou conta deste domingo, 21, último dia de comemoração da festa de aniversário de Casa Nova. O motivo foi à realização do Iº Festival de Fanfarras da cidade.

 

Mais de 20 grupos se apresentaram no pátio de eventos levando uma multidão para prestigiar o evento. Segundo a coordenação da festa, ao mais de cinco mil pessoas passam pelo local. Apresentaram-se 20 bandas das cidades da região e de Pernambuco. “Muito lindo. As roupas, as coreografias, tudo bem ensaiado. Gostei muito desse evento”, comenta a estudante e moradora do bairro Borges Aline Gonçalves.
 

Para o coordenador de Cultura e Turismo do município, Luciano Correia, o evento é importante, uma vez que mantém a tradição da cidade.  “Esse é o traço forte de nossa juventude. Estamos desenvolvendo um trabalho muito bom e daremos continuidade com o apoio da gestão municipal”, garante.
 

O evento contou com a participação do presidente da Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (Licbamba), Luiz Carlos, e do produtor da Associação Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, Ernandes Soares de Lira. Luiz Carlos teceu elogios à organização do festival e convidou a prefeitura a cadastrar a fanfarra municipal na Liga estadual. “Juntos somos fortes e Casa Nova mostrou que é um grande celeiro de talentos. A Fanfarra da cidade é excelente e participando de nossos torneios e eventos vai ajudar a divulgar as belezas e a cultura dessa terra”, comenta.
 

Ernandes Soares também endossou o coro dos elogios. “Foi impecável. A organização foi exemplar e tudo ficou lindo. Estou satisfeito e creio que foi um grande acerto da gestão municipal. Casa Nova é um dos destaques do Norte e Nordeste”, pontua. Sobre a importância de eventos como este, o produtor destacou o papel das bandas na formação cidadã dos componentes. “As fanfarras cumprem um papel social muito importante: ajuda a manter a juventude longe dos vícios, colaborar na propagação de valores como disciplina, atividades em grupo, amizade e família”, destaca.

 

Encerrando a noite das apresentações, a Famec (Fanfarra Municipal de Casa Nova), levou o público ao delírio. Com novos fardamentos e instrumentos doados pela prefeitura, a banda fez uma apresentação que levantou a torcida quando cantou os parabéns para a cidade. A banda, que é regida por Moises Borges, se apresentou com 65 componentes.
 

Para o prefeito Wilson Cota, o festival é, além de uma ação sócio educativa que fomenta a arte e o entretenimento, uma oportunidade  de  valorização do talento jovem e da cultura local. O prefeito solicitou que a coordenação de Cultura da cidade trabalhe no credenciamento da fanfarra municipal na Liga estadual. “O que vimos hoje aqui foi um grande espetáculo. Nosso papel de ajudar e fomentar essa tradição continuará sendo feito. Casa Nova merece e terá uma grande fanfarra”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *