Sob o comando de Domènec Torrent, o Flamengo ainda não venceu. Dois jogos e duas derrotas dão ao Rubro Negro a nada agradável última posição — popularmente conhecida como lanterna — do Campeonato Brasileiro. Para dar dicas ao treinador catalão de como sair dessa situação, o EXTRA foi atrás de vendedores de uma loja especializada em lanternas de carros, em São Cristóvão, bairro da Zona Norte carioca.
— Domènec, não mexe em time que está ganhando, meu querido. Eu sou seu rival, mas futebol é harmonia e diversão. A melhor coisa para você e para o Flamengo é continuar com o jogo do (Jorge) Jesus. Agora, se não quiser me escutar, aqui em São Cristóvão o que mais tem é variedade de lanterna para você — disse Augusto Maciel, que é torcedor do Vasco, mas, acima de tudo, é a favor do futebol bonito, como, segundo ele, o Flamengo apresentava na época do treinador português.
Hilário Chagas, torcedor do Flamengo e também vendedor de lanternas para carro, acredita que dois jogos não são suficientes para tirar conclusões sobre o trabalho de Domènec Torrent. Ele acredita na capacidade do novo técnico.
— É complicado decretar um trabalho em apenas duas partidas. Ano passado, o Flamengo começou perdendo com o Mister e acabou campeão de praticamente tudo. Não é o fim do mundo. O cara vai dar certo. É preciso dar tempo ao tempo — salientou Chagas.
Troco dos adversários
A vida ensina que um dia é da caça, outro do caçador. Quem ano passado foi alvo de brincadeiras por parte dos torcedores do Flamengo, hoje pode dar o troco.
O vascaíno Leonardo Ribeiro, dono de uma loja de autopeças, fez questão de andar pela rua de seu estabelecimento com uma lanterna, indicando para baixo e tirando sarro dos rubro-negros.
— Só Jesus salva esse time do Flamengo. Mais ninguém. E agora eles (os rubro-negros) estão chateados, pois sabem que Jorge Jesus não vai voltar. Quem resolvia a parada era o treinador os juízes. Agora tá ruim para eles — disse Leonardo, reclamando até de arbitragem.
Rubro-negro e também vendedor, Renato Carvalho fez questão de usar sua máscara customizada com o escudo do Flamengo, mas demonstrou todo o seu descontentamento com o Torrent:
— Por mim, ele poderia ir embora logo. Já consigo ver que ele não vai dar certo no Flamengo, mesmo que sejam em poucos jogos disputados. Não levo fé alguma nele.