Ao que tudo indica, o Flamengo caminha para o primeiro momento de paz na temporada. Sem a sombra de Jorge Jesus, anunciado pelo Fenerbahce na última semana, Paulo Sousa, respaldado pela diretoria, ganha mais tranquilidade para trabalhar. Dentro de campo, o time vem de vitória em clássico contra o Fluminense e com dois dos jogadores mais criticados do elenco, Hugo e Andreas, sendo os destaques. Além disso, contra o Fortaleza, neste domingo, às 16h, no Maracanã, o rubro-negro pode chegar à maior sequência de jogos sem perder na temporada, desde que as principais competições do calendário começaram.
Nas últimas seis partidas, o Flamengo venceu cinco e empatou uma, contra o Ceará, com gol sofrido no fim. A última vez que o rubro-negro ficou tantos jogos sem perder foi de 2 de abril, em empate em 1 a 1 com o Fluminense na final do Carioca, ao dia 20 do mesmo mês, com novo empate, dessa vez contra o Palmeiras.
Para melhorar a situação da equipe de Paulo Sousa, que, na oitava colocação, está a apenas três pontos do líder Palmeiras, o Fortaleza faz péssima campanha no Brasileirão. Em oito jogos, perdeu seis e empatou dois. Enquanto faz campanha histórica na Libertadores, com classificação para as oitavas de final, a equipe de Vojvoda tem o pior início de campeonato de um time da série A dos últimos dez anos.
Para a partida, o técnico Paulo Sousa não terá Gabriel Barbosa, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Arrascaeta, que está com a seleção uruguaia. Com isso, Pedro, que vive boa fase na temporada, assumirá a vaga do ataque. Em sete jogos em maio, o atacante fez cinco gols. Ao todo, são oito gols do camisa 21 em 25 jogos no ano.
A dúvida maior é no meio. Vitinho, que, contra o Fluminense, voltou a jogar depois de dois meses fora por lesão na região posterior da coxa, pode ocupar a vaga do camisa 14. Outra opção é adiantar Andreas Pereira e colocar um dos volantes, seja João Gomes ou Thiago Maia.
Para enfrentar o Fortaleza, o Flamengo terá, mais uma vez, o Maracanã lotado. Foram mais de 50 mil ingressos vendidos de forma antecipada. No clássico, Paulo Sousa elogiou a sinergia entre time e torcida.
— Esta sinergia que houve praticamente durante todo jogo da nossa torcida com a equipe é marcante. Acredito que elas ganham campeonatos. Quanto mais conscientes formos, no todo, além de sermos maiores, seremos melhores do que o todo.