O Flamengo volta a campo pelo Brasileiro hoje, 21h30, contra o Red Bull Bragantino, para manter a boa fase interrompida pela Data Fifa. Mas ainda precisará dosar o seu elenco, tanto os que ficaram treinando, como os que foram convocados para amistosos, ainda que precise vencer para colar nos líderes.
Sem Gabigol, que passou os últimos dias em trabalho físico especial, e só volta contra o Santos, o técnico Jorge Sampaoli vai contar com Pedro, que atuou pouco com a camisa do Brasil, e está à disposição. O camisa nove tenta aproveitar o impulso da convocação para se firmar no time outra vez. Ele atuou por 51 minutos nos jogos contra Guiné e Senegal e passou em branco.
A última vez que Pedro foi titular com a camisa do Flamengo aconteceu no dia 8 de junho, contra o Racing, pela Libertadores. Quando Gabigol também não participou, por lesão. Diante do Grêmio, antes da pausa para amistosos, o centroavante foi reserva e entrou no decorrer da partida. Sampaoli passou a utilizar os dois atacantes de forma alternada na maioria do tempo.
Ayrton Lucas, por outro lado, deve ser preservado hoje, pois jogou muito tempo. Com isso, o Flamengo deve voltar ao esquema com três zagueiros e dois alas. As demais dúvidas passam pela utilização de Pulgar, Vidal e Varela, que jogaram por Chile e Uruguai, respectivamente.
Vidal jogou 180 minutos, Pulgar, 147, e Varela, 150, nesta Data Fifa. O trio encontrou a delegação em Bragança Paulista, onde a equipe chegou ontem à noite para se concentrar para a partida. A tendência é que Pulgar inicie o jogo ao lado de Thiago Maia e Gerson. No ataque, Cebolinha teria nova oportunidade.
Gabigol foi reintegrado ao grupo, mas, seguindo planejamento da comissão técnica, ainda cumprirá outros treinamentos para ficar 100% livre das dores em funçã oda lesão sofrida na coxa esquerda. “Falta muito pouco para o 200%”, postou o camisa 10, otimista. Além dele, o Flamengo aguarda o retorno do lateral Matheuzinho, e não tem nenhum jogador no departamento médico neste momento. Em busca de ‘zerar’ com as dores no púbis, Matheus França seguiu um cronograma especial e também será desfalque na partida.
O clube conseguiu superar um período de muitas lesões, inclusive musculares, que se intensificaram após a chegada de Sampaoli. No periodo sem jogos, alternou momentos de descanso com treinamentos em alta intensidade, com até dois períodos no dia de trabalho.
A recuperação de Gabigol é a que tem sido focada com mais afinco, mas há trabalhos individualizados com todos os atletas, sobretudo os que tiveram problemas musculares desde o começo da temporada, casos de Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Gerson, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís.