Folga para fazer exame de próstata
O deputado estadual Zó (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o projeto de lei 21.575/2015. No texto, o parlamentar sugere que se conceda a todos os servidores públicos do estado da Bahia, empregados da iniciativa privada, bem como os trabalhadores domésticos, o direito a uma folga anual para realização de exames preventivos de controle do câncer de próstata.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele. O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, pois cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.
Para Zó, o objetivo do projeto é estimular que os homens façam o exame. “O toque retal combinado com o resultado de um exame de sangue pode evitar grandes complicações e continua sendo o método mais eficaz”, afirmou.
Segundo o deputado, a realização do exame ainda é vista com preconceito. “Infelizmente temos pouca informação sobre o tema e muitos homens não enxergam a gravidade da doença. Conceder uma folga anual para visita preventiva ao urologista é tentar reverter o cenário atual da incidência do câncer no país, e na Bahia”, avaliou.
O projeto segue para análise das comissões em seguida, votação em plenário. Caso aprovado, será encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo.
Nina Dourado