Foto criada com Inteligência Artificial ganha prêmio e causa polêmica

Por Ricardo Antunes

O artista alemão Boris Eldagsen causou polêmica ao ser premiado com a imagem “Pseudoamnésia: O Eletricista”, criada inteiramente com o uso de Inteligência Artificial, no prestigioso prêmio de fotografia Sony World Photography Awards. O júri acusou Eldagsen de ter “mentido deliberadamente”, mas ele afirmou ter sido transparente sobre a natureza de sua obra, informa o Estadão.

A imagem premiada de Eldagsen, retrata duas mulheres em tom sépia, como se fosse uma fotografia do início do século 20. A IA tem sido cada vez mais utilizada na criação de imagens ultrarrealistas, permitindo que qualquer pessoa possa produzir esse tipo de arte apenas conversando com um chatbot. A polêmica gerada pelo uso de IA na arte não é nova: no ano passado, uma obra de arte criada com IA também ganhou um prêmio em um concurso no Colorado (Estados Unidos).

Apesar de ter sido acusado de ter “mentido deliberadamente”, Eldagsen argumentou que sua intenção era provocar o debate sobre o uso da IA na arte e testar se as competições estão preparadas para a chegada dessa tecnologia. Ele acredita que a competição não está pronta para esse avanço e que sua proposta tinha como objetivo estimular a discussão. O Sony World Photography Awards, por sua vez, retirou a obra da competição após as declarações do artista, alegando que não acreditava mais ser possível ter um diálogo construtivo com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *