França, Alemanha e Reino Unido emitem declaração conjunta sobre tensão no Oriente Médio: “deve acabar agora”

Os países defendem um cessar-fogo em Gaza e ‘apelam ao Irã e seus aliados para que se abstenham de ataques que possam aumentar ainda mais as tensões’

Funeral do líder do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã
Funeral do líder do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã (Foto: Divulgação via Reuters)
França, Alemanha e Reino Unido emitiram nesta segunda-feira (12) uma declaração conjunta em que manifestam ‘profunda preocupação com o aumento das tensões’ no Oriente Médio. Os países defendem um cessar-fogo na Faixa de Gaza, com a soltura dos reféns do Hamas e a liberação por parte de Israel de ajuda humanitária para os palestinos, e ‘apelam ao Irã e seus aliados para que se abstenham de ataques que possam aumentar ainda mais as tensões’.

Leia a nota assinado pelo presidente francês, Emmanuel Macron, pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, e pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer:

Nós, os líderes da França, Alemanha e Reino Unido, saudamos o trabalho incansável de nossos parceiros no Catar, Egito e Estados Unidos em prol de um acordo de cessar-fogo e da libertação de reféns. Endossamos a declaração conjunta de Sua Alteza o Xeque Tamim bin Hamad al Thani, do Presidente Sisi e do Presidente Biden, que clama pela retomada imediata das negociações. Concordamos que não pode haver mais atrasos. Temos trabalhado com todas as partes para evitar a escalada do conflito e não pouparemos esforços para reduzir as tensões e encontrar um caminho para a estabilidade. A luta deve acabar agora, e todos os reféns ainda detidos pelo Hamas devem ser libertados. O povo de Gaza precisa urgentemente de uma entrega e distribuição de ajuda sem restrições.

Estamos profundamente preocupados com o aumento das tensões na região e unidos em nosso compromisso com a desescalada e a estabilidade regional. Nesse contexto, e em particular, apelamos ao Irã e seus aliados para que se abstenham de ataques que possam aumentar ainda mais as tensões regionais e comprometer a oportunidade de acordo para um cessar-fogo e a libertação de reféns. Eles serão responsáveis por ações que comprometam esta oportunidade de paz e estabilidade. Nenhum país ou nação tem a ganhar com uma maior escalada no Oriente Médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *