Frente Parlamentar da Educação visita escolas em tempo integral de Pernambuco

Ao participar da visita da Frente Parlamentar da Educação da Câmara dos Deputados às escolas em tempo integral de Pernambuco, nesta segunda-feira (27), no Recife, o deputado federal Mendonça Filho lembrou que a política pública de escolas em tempo integral, que é referência nacional, nasceu no Ginásio Pernambucano, no Governo Jarbas/Mendonça. “Estar no Ginásio Pernambucano é sempre muito bom, é algo que me alegra demais ver quanto aquele projeto deu certo. Tudo começou aqui e hoje esta unidade serve de exemplo”, destacou Mendonça Filho, que coordenou a implantação do projeto como vice-governador.

Ao assumir o Ministério da Educação, em 2016, Mendonça Filho nacionalizou o modelo criando a Política Nacional de Escolas em Tempo Integral, levando para todos os estados do Brasil, um investimento de R$1,5 bilhão. A Frente Parlamentar de Educação veio a Pernambuco com deputados de Pernambuco, São Paulo, Ceará, Distrito Federal e Maranhão para visitar quatro escolas. O EREM Ginásio Pernambucano, primeira escola a adotar o modelo integral, em 2004, quando Mendonça era vice-governador e coordenava a implantação do modelo.  Os deputados visitaram ainda a Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano e a EREM Beberibe.

Pernambuco é reconhecido como um dos pioneiros na educação integral no País.  No governo Jarbas/Mendonça quando o Ginásio Pernambucano foi transformado em Escola Integral, Pernambuco ocupava a 21ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Após essa fase experimental, o modelo se constituiu como política pública e hoje o estado permanece entre os três melhores resultados do ranking.  Na ETE GP, Mendonça conheceu a estrutura e os projetos de uma unidade que aplica um modelo integral articulado com o modelo técnico.

“Que escola magnífica, os professores interessados em darem o melhor aos seus alunos e os estudantes sendo protagonistas”, elogiou Mendonça, que foi recepcionado pela secretária executiva de Educação Integral, Ana Cristina Dias, e o Gerente Regional de Educação – Recife Norte,  Iury Souza.

Recentemente, Mendonça Filho relatou o projeto de expansão das escolas em tempo integral para a educação básica, enviado pelo Governo Federal e conseguiu a aprovação do seu relatório por unanimidade. Na visita desta segunda-feira, Mendonça aproveitou a oportunidade para debater as mudanças do Novo Ensino Médio propostas no projeto em tramitação na Câmara e do qual ele é relator.

Participaram da missão a presidente da Frente parlamentar, deputada Tábata Amaral, deputado Pedro Campos, deputado Rafael Brito, Deputado Duarte Junior, deputado Reginaldo Veras e o deputado Idilvan Alencar. Além dos institutos Sonho Grande, Instituto Natura e Todos Pela Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *