G20 Semiárido define primeiras ações para o Fórum Permanente
A troca de informações foi o ponto alto da reunião preparatória do G20 Semiárido, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), no Hotel do Grande Rio, em Petrolina. Esse foi o primeiro passo para o Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, também no município.
Já na primeira reunião ficou definido que a coordenação técnica levaria algumas demandas para os ministérios federais. Entre elas a solicitação de melhorias logísticas na mobilidade regional, que ligariam cidades polos, a exemplo de Petrolina/Parnamirim; Feira de Santana a Salvador e Arapiraca a Suape. O coordenador do G20, Geraldo Júnior citou também outros pontos que serão entregues aos órgãos competentes, além do que se refere a mobilidade urbana. “Estão nesta primeira pauta: segurança pública, meio ambiente, infraestrutura, empreendedorismo rural, entre outros tópicos. Tudo com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais existentes”, ressaltou.
O G20 Semiárido é uma ação inovadora e democrática, que une o sertão em prol de uma nova discussão sobre o Nordeste. A principal ideia quando se articulou o Grupo, era buscar um espaço para mostrar a nova realidade econômica e social do semiárido. Sobre esse tópico o secretário de relações institucionais de Feira de Santana, Sergio Carneiro, foi bem sucinto. “Não vamos discutir aqui pobreza, ou seca. A meta é gerar novas informações sobre o a nossa região, queremos mostrar nossas potencialidades e o G20 vai proporcionar isso”, afirmou o secretário.
Articulação
Ainda segundo Geraldo Júnior, durante a reunião preparatória foi criado o grupo de articulação da região semiárida, que vai trabalhar em seus municípios na busca de implementar políticas públicas e específicas para a atual realidade. “A partir da conversa desta reunião ficou acertado que todos se comprometeriam em transformar os seus municípios (que compõem o G20) em um instrumento para potencializar as dinâmicas econômicas da região trabalhando assim no sentido de reduzir as desigualdades regionais”, expôs.
Na oportunidade também foi colocado para os secretários as linhas gerais do projeto e a forma de atuação do mesmo para que os participantes possam levar as sugestões aos seus respectivos gestores que estabelecerão as prioridades de cúpula, que serão apresentadas pelos prefeitos, no próximo encontro em outubro, de onde será elaborada a Carta do Semiárido, para ser encaminhada ao Governo Federal.
No final da reunião, após chegar de Recife, o prefeito Julio Lossio, compareceu ao encontro do G20 para prestigiar a articulação iniciada em Petrolina, antes de ir para a próxima programação oficial, o prefeito deixou um recado para os presentes. “Precisamos unir forças para termos uma maior dimensão na política e com o G20 acredito que será possível buscar ações e projetos importantes para o semiárido, para nossa região”, assegurou.
Estiveram presentes na reunião, os representantes dos municípios abaixo:
Alagoas: Cícera Pinheiro, Secretária de Planejamento de Arapiraca; Bahia: Sérgio Carneiro, Secretário de Relações institucionais de Feira de Santana, João Pedro, secretário de Planejamento de Juazeiro; Ceará: Carlos Alberto, Secretário de Finanças de Iguatu e José Kleriston Secretário de Economia de Iguatu, Antonio Emanoel, Secretário de Desenvolvimento Econômica de Iguatu; Francisco Jerônimo, Secretário de Administração Itapipoca; Piauí: Maria Oneide, Secretária de Planejamento de Picos e José Antonio, Secretário de Agricultura de Picos; Minas Gerais: João Carlos, secretário de Planejamento de Janaúba e Pernambuco: Hélio Faustino, secretário de Planejamento de Garanhuns, e os secretários de Planejamento, e de Desenvolvimento Econômico, da cidade anfitriã Petrolina, Geraldo Júnior e Jorge Assunção, respectivamente.
Texto: Lidiane Souza
foto: Gilson Pereira