Garoto de 16 anos é morto a tiro no Rio ao ser rendido na porta de casa

Gabriel tinha 16 anos
Gabriel tinha 16 anos Foto: Reprodução do Facebook
Ana Carolina Torres e Fabiano Rocha

Um garoto de 16 anos foi morto a tiro, nesta quarta-feira, em Pilares, na Zona Norte do Rio. O estudante Gabriel Frazão Araújo estava em frente à sua casa, na Rua Francisca Vidal, quando foi rendido por bandidos que estavam fazendo uma série de assaltos no local, segundo informaram moradores do local ao EXTRA. Os bandidos tentaram entrar na residência, mas acabaram atirando em Gabriel e fugindo sem levar nada do menino.

– Meu sobrinho chegou em casa, tocou a campanhia, a mãe abriu a janela e ainda perguntou onde estava a chave do Gabriel. Ele respondeu que tinha deixado em casa. Ela estava descendo para abrir o portão quando os bandidos chegaram – contou a tia do menino, Eliana Santos, de 56 anos, que mora em frente.

Segundo ela, a mãe de Gabriel, Cecília Araújo, está em estado de choque:

– Tem como você imaginar uma violência dessa? A mãe, que estava em casa, ouve o barulho, abre o portão e dá de cara com o filho sangrando. Ela grita por socorro, mas ninguém aparece. Até um que um vizinho aparece correndo, coloca o garoto no carro e corre com ele para o hospital.

Eliana criticou a falta de segurança no bairro.

– Não passa nenhum carro de polícia. Aqui está demais. Tanto faz você estar a pé ou de carro – disse.

O pai de Gabriel chora desolado no IML
O pai de Gabriel chora desolado no IML Foto: Fabiano Rocha / Extra

O pai de Gabriel esteve no IML e contou que o filho estava, sim, com a chave de casa. Segundo ele, o garoto teria mentido para a mãe para impedir que os bandidos entrassem na casa.

– A minha esposa achou ele agitado, mas desceu para abrir o portão mesmo assim. E aí ouviu tiros – disse ele, que não se identificou.

Gabriel foi levado pelo vizinho para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte. Ele chegou a passar por uma cirurgia, mas não resistiu ao ferimento. Os criminosos, que estariam armados com fuzis, fugiram numa Tucson preta.

Gabriel será enterrado às 16h desta quinta, no Cemitério de Inhaúma, naquele bairro da Zona Norte. Amigos de escola pretendem fazer uma homenagem ao garoto.

Homenagem na escola

O adolescente estava no terceiro ano do ensino médio no Centro Educacional Maia Santos, também em Pilares. Na manhã desta quinta, amigos estenderam uma faixa de luto no muro da escola e colocaram cartazes de pesar.

– Para nós é uma perda irreparável. A gente está aqui muito procupado hoje com a falta que o Gabriel vai nos fazer. Era muito estudioso, um garoto exemplar. Ele estava com a gente desde que tinha 2 anos. Desenhava muito, era muito participativo. Ver um sonho interrompido assim é triste demais. – disse a diretora do colégio, Márcia Maia.

Amigos fazem uma homenagem em frente à escola onde o menino estudava
Amigos fazem uma homenagem em frente à escola onde o menino estudava Foto: Fabiano Rocha / Extra

Segundo ela, as aulas foram suspensas nesta quinta e nesta sexta:

– Hoje estamos fazendo uma homenagem. Estou preocupada em como vai ser quando virmos a cadeira dele vazia. Os outros alunos estão muito assustados.

Funcionários do colégio e colegas do garoto
Funcionários do colégio e colegas do garoto Foto: Fabiano Rocha / Extra

Em seu perfil no Facebook, o centro educacional fez uma homenagem ao garoto e publicou uma montagem com fotos dele.

A homenagem feita pelo colégio
A homenagem feita pelo colégio Foto: Reprodução do Facebook

Em redes sociais, pessoas que conheciam Gabriel repudiaram a morte violenta do adolescente.

“Era um menino de ouro! Foi meu aluno! A escola toda em luto! Não sei até onde essa violência vai”, disse uma mulher.

“Até quando essa covardia? Chega. Meus sentimentos à família e aos amigos”, desabafou um rapaz.

Polícia procura câmeras

O assassinato de Gabriel está sendo investigado pela Divisão de Homicídios (DH). De acordo com o delegado-adjunto André Leiras, um inquérito foi instaurado e perícia, realizada no local. Os agentes estão em diligências à procura de imagens de câmeras na região. Testemunhas e parentes da vítima serão chamados para serem ouvidos na especializada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *