Geraldo Pontes lança seu primeiro livro “Dança & Campo Educacional”
O artista Geraldo Pontes lança seu livro “Dança & Campo Educacional”. Tema que defendeu na sua dissertação do mestrado, Geraldo faz relatos dos seus anos dedicados a arte, numa pesquisa autobiográfica.
A Escola de Ballet Geraldo Pontes nos seus mais de 40 anos de atividade, educa meninos e meninas através da dança clássica, e desde que começou em 1978, está firme com o propósito de educar através do ballet.
Geraldo conta que já quebrou muitos paradigmas e preconceitos ao longo dos anos de atuação. “Isso perpassa pela quebra de preconceito do corpo masculino no universo feminino, popularizamos a dança clássica considerada elitizada”, relata.
Em mais de quatro décadas, ele desenvolveu diversos projetos para contemplar as comunidades mais carente, em bairros periféricos de Juazeiro. “Desenvolvemos diversos projetos para ofertar estas crianças o acesso à arte”, conta.
A pesquisa autobiográfica rendeu o livro que hoje dá oportunidade a leitura desta trajetória, e mostra a importância do Ballet em diferentes camadas da sociedade. “No cenário artístico-sócio-cultural e político de Juazeiro, Bahia, no eixo do Vale do São Francisco”.
O livro está numa pré-venda, com noite de autógrafos programada para acontecer no Campus da Uneb-Juazeiro. A data e horário ainda não foram definidos, e serão divulgados brevemente.
Quem é Geraldo Pontes?
O artista Geraldo Pontes, nasceu em 1962 em Juazeiro Ba. Membro uma família tradicional da classe média, desde criança desenvolveu o gosto pelas artes, sendo a sua mãe Almira Pontes, uma artista e fonte de inspiração.
A sua primeira paixão foi o circo que seus pais o levavam para assistir. Esse universo mágico fez com que aflorasse o gosto pelas artes, tornando-se um artista polivalente, multi facetado. Paralelo as atividades artísticas, a sua formação acadêmica contribuiu e fez com que se tornasse um artista diferenciado, tendo como prioridade desenvolver projetos sociais através da arte da dança, popularizando e estimulando a vivência dessa arte nas diversas classes sociais, promovendo o fazer artístico. Dirige a Escola de Ballet Geraldo Pontes desde 1978, sendo pioneiro. Um corpo masculino neste universo feminino que abriu espaço para outros rapazes terem acesso às aulas de ballet.
O artista, produtor e idealizador do Tradicional Concurso Victor Victoria, quebrou paradigmas e preconceitos, abrindo espaço e dando voz à classe Lgbtqiap +, em uma época onde não se falava em diversidade, políticas públicas, numa cidade do interior do norte baiano. Além de ser um reconhecido e premiado carnavalesco na categoria luxo.
Recebeu a Comenda Barão Homem de Melo, pelos serviços prestados à sua cidade Juazeiro e região. Sendo hoje um ícone das artes por ser um artista também a frente do seu tempo.
Geraldo Pontes possui Licenciatura em Dança UFBA, Licenciatura em Pedagogia Uneb é Especialista em Psicopedagogia e em Artes Cênicas e Dança Educacional. E mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos Ppgesa/Uneb.
Por: Mônia Ramos