Gerente Regional da Coelba fala sobre redução na tarifa de energia
Da Redação
O Gerente Regional da Coelba em Juazeiro, Jezer Pacheco Vilas Boas, falou sobre a decisão do governo em reduzir o valor da tarifa de energia. Segundo ele, foi uma decisão importante principalmente porque trás benefícios para a comunidade. “É positiva essa redução de tarifa, a tarifa para o consumidor de baixa tensão que definimos como os pequenos consumidores comerciais, industriais e residenciais chegou a ter uma redução de 18.96% e para os grandes consumidores ligados em alta tensão estiveram uma média de 22%. Então essa redução é importante uma vez que vem melhorar e facilitar todas as faturas dos clientes”.
Gesser falou ainda que, para a área comercial, a redução da tarifa diminui os custos na produção e consequentemente melhora as vendas. “Existe uma redução significativa de custo, portanto melhora bastante a situação do cliente Coelba. A maioria de empresas do Pais estão utilizando essa redução”. Ele diz ainda que com a redução da tarifa os impostos da Coelba diminuiram. “Reduziu a questão de imposto que incidiam nas tarifas de energia, então para a empresa nesse momento não houve redução de receita”.
Com relação ao racionamento que o Brasil enfrentou no ano de 2011, Pacheco disse que teoricamente hoje em dia é descartado o risco de racionamento novamente. “Para coibir ações como estas foram criados outros sistemas de energia, a exemplo da eólica, as termelétricas que estão gerando energia que antigamente não tinha, tudo isso vem trazer benefícios para evitar um possível racionamento. Pelo menos a nível de governo federal racionamento no Brasil está descartado por conta de outros sistemas de energia”.
Na ocasião, ele fez um alerta à população, que já espera ver em sua fatura essa redução de tarifa. “É necessário que o cliente entenda como é que vai ser feito esse primeiro processo, a conta de energia será proporcionalizada então o consumo que houve do cliente antes do dia 24 de janeiro ela vai ser faturada com a tarifa antiga, posterior ao dia 24 vai ser faturada com a tarifa nova”.